Alcobaça coloca esta terça-feira em funcionamento um centro de testes à Covid-19, em regime de “drive-through”, que irá servir utentes dos centros de saúde daquele concelho e do da Nazaré, ambos no distrito de Leiria.

O centro vai funcionar numa tenda instalada junto ao MercoAlcobaça – Mercado de Origem de Frutas e Legumes de Alcobaça e “terá capacidade, numa primeira fase, para realizar entre cinco a 10 testes por dia”, disse à agência Lusa o presidente da câmara, Paulo Inácio. Na próxima semana, “esse número deverá aumentar”, acrescentou o autarca, sublinhando que no local as pessoas “serão testadas sem sair dos carros”, em regime “drive-through”.

O centro irá servir utentes dos centros de saúde dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré, sinalizados pelas respetivas unidades, sendo os testes realizados por técnicos do laboratório “Affidea”. No local estarão, “no mínimo, dois técnicos em permanência” para efetuar as recolhas, sendo depois o material enviado para o laboratório, sendo que “o tempo até à revelação dos resultados dependerá da disponibilidade de reagentes e da capacidade de resposta”, disse o autarca.

Os custos de funcionamento do centro “drive-through”, o primeiro do concelho, serão assegurados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), Alcobaça registava até às 20h de domingo sete pessoas com resultado positivo para a Covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).