O Produto Interno Bruto (PIB) francês caiu em cerca de 6% no primeiro trimestre de 2020 por causa da pandemia da Covid-19, colocando o país, tecnicamente, em recessão, de acordo com informações publicadas pelo Banco de França e citadas pela AFP.

Segundo o Banco de França, estes valores representam o pior desempenho trimestral da economia francesa desde 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial, e resulta da paralisação de uma parte significativa das indústrias e comércio no país.

Covid-19 matou quase 2 mil pessoas nos EUA em 24 horas. Wuhan começou hoje a reabrir

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Banco de França estima, com base numa sondagem feita junto de empresas francesas, que a atividade económica no país tenha caído cerca de 32%. Uma queda tão acentuada na economia francesa não era registada desde o segundo trimestre de 1968, marcado pelo Maio de 68.

Até agora, os setores mais afetados pela paragem foram os da construção, comércio, transportes, hotelaria e restauração. Os setores das farmácias e da indústria alimentar parecem ser os únicos a manter (ou pelo menos a descer mais ligeiramente) o seu nível de atividade.

Pandemia causa maior recessão em França desde o pós-guerra

A instituição vai mais longe e estima que o PIB francês caia 1,5% por cada duas semanas de confinamento no país, embora alerte para a importância de não fazer extrapolações indevidas deste valor.

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, já havia dito, no início da semana, que a pandemia da Covid-19 iria provocar a maior recessão económica no país desde o final da Segunda Guerra Mundial. “É uma crise global. Uma das minhas inquietações é a capacidade da zona euro para resistir”, afirmou Le Maire na altur.a