A Associação de Operadores Marítimos dos Açores (AOMA) pediu esta quarta-feira a “suspensão imediata” e até final do ano das rendas dos espaços das empresas turísticas nas marinas e portos da região, devido às consequências económicas da Covid-19.

A AOMA, em nome dos seus associados, em todas as ilhas, solicita como medida necessária e justa a suspensão imediata dos pagamentos das rendas das lojas, armazéns e lugares de estacionamento, de pontão e em terra, moratória com duração até 31 de dezembro de 2020″, lê-se na missiva enviada por aquela associação às administrações da marina da Praia da Vitória, da Portos dos Açores, da Lotaçor e da marina de Vila Franca do Campo.

A associação representativa de 28 empresas de atividades turísticas relacionadas com o mar assinala que a “duração da situação” de pandemia, gera consequências “muito gravosas” que comprometem “todo o exercício do ano de 2020”.

No documento, enviado também ao secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, e às secretárias da Energia, Ambiente e Turismo, e Transportes e Obras Públicas, Marta Guerreiro e Ana Cunha, respetivamente, a AOMA destaca que a “paragem completa da máquina do turismo” resulta numa “situação insustentável” para as empresas do setor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zero turistas na região, significa zero atividade comercial e, consequentemente, zero receitas para as empresas, que, mantendo todos os custos económicos, financeiros, administrativos e fiscais, resultarão numa situação insustentável a muito curto prazo”, aponta.

A associação refere que as suas associadas são “micro/pequenas empresas”, com atividades sazonais que “dependem dos fluxos e dinâmicas turísticas” para conseguirem viabilizar o negócio e “pagarem ordenados aos trabalhadores e honrarem compromissos aos fornecedores”.

A Autoridade de Saúde dos Açores informou esta quarta-feira que foi diagnosticado um novo caso positivo de Covid-19 no arquipélago, na ilha Graciosa, elevando para 72 o número total de infetados na região. As ilhas das Flores, Corvo e Santa Maria não registam até à data nenhum caso.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).