Está a ser equacionado um cordão sanitário em Castro Daire, confirmou esta quinta-feira Graça Freitas. Na habitual conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde referiu que está a ser feita uma avaliação de risco por parte das autoridades de saúde territorialmente competentes, uma proposta que depois será entregue à ministra Marta Temido.

“Está a ser equacionado em articulação com as autoridades saúde, as autoridades municipais e com o mecanismo de proteção civil”, afirmou Graça Freitas, numa altura em que o município do distrito de Viseu regista 59 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim divulgado esta quinta-feira.

1.ª fase de testes sorológicos poderá arrancar entre o final de abril e início de maio

Em relação aos testes sorológicos — a que o Presidente da República se submeteu na Fundação Champalimaud —, Fernando Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, afirmou que está a ser preparado um teste piloto pelo instituto a que preside, em articulação com a Direção-Geral de Saúde (DGS) e com laboratórios privados não especificados, de maneira a testar o grau de imunidade da população, o qual será feito logo que a curva epidemiológica o justificar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo fez teste à imunidade na Champalimaud, DGS diz que é “muito prematuro” começar a testar

Essa “oportunidade” poderá surgir no final de abril ou início de maio, altura em que será lançado um “inquérito piloto” a uma população de 1.700 pessoas, de forma a conhecer os primeiros níveis de imunização e perceber também a logística necessária. Numa segunda fase, “mais para a frente”, “iremos fazer naturalmente um grande inquérito a toda a população”, explicou Fernando Almeida.

Graça Freitas reforçou que é preciso encontrar  “o tempo ótimo para o fazer”. “Neste momento não sabemos qual a proporção da população que está imunizada”, disse ainda, lembrando que o primeiro caso de doença em Portugal foi diagnosticado no dia 2 de março. Esta quinta-feira, dia 9 de abril, o país regista quase 14 mil casos de infeção e 409 mortes.

“Amanhã receberemos mais um milhão de testes”

Desde 1 março, foram feitos mais de 144 mil testes em Portugal. O dia em que foram feitos mais testes foi 7 de abril, com quase dez mil testes realizados. Do total, 52% foram feitos em hospitais públicos e 48% em privados.

Além dos testes realizados em hospitais públicos e privados, efetuaram-se ainda testes no Laboratório Militar, no Instituto de Medicina Molecular, na Universidade do Minho e no Algarve. De acordo com António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, estão em análise a adesão de outras instituições, como a Universidade de Coimbra.

Em relação ao material necessário para a realização desses testes, chegaram 90 mil zaragatoas, cuja distribuição será feita pelo Infarmed em colaboração pelo Laboratório Militar. Chegaram também 350 mil testes de diagnóstico, cuja distribuição foi feita na semana passada. “Amanhã receberemos mais um milhão de testes e um milhão de kits“, informou o secretário de Estado, acrescentado que serão distribuídos de forma faseada até ao 17 de abril.

Os números não se ficaram, no entanto, por aqui. António Sales afirmou ainda foram encomendadas 5 milhões de máscaras cirúrgicas e 850 máscaras FFP2 — as quais estão previstas chegar já esta sexta-feira. Sales referiu ainda que foram encomendadas 52 milhões de máscaras, sendo que 15 milhões já foram entregues. Outros 560 mil fatos de proteção integral foram também encomendados, dos quais já foram entregues 53.275.

Sobre a eventual transferência de doentes hepáticos do Curry Cabral, noticiada esta quinta-feira, António Lacerda Sales disse que, de uma maneira geral, não se prevê a transferência de serviços. “Isso só se colocará se for necessário. Se não for necessário, manteremos os serviços”, disse. O plano, do ponto de vista organizacional, “é feito no tempo e de acordo com a evolução do surto. Tem vários níveis, penso que estaremos pelo nível 2 e, por isso, nesta fase, ainda não se põe a questão de que outros serviços sejam levados para outro hospital. Nesta altura, a questão não se coloca”, afirmou Lacerda Sales.

Relativamente à demissão do diretor de serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral, que foi noticiada também na manhã de quinta-feira, Sales remeteu esclarecimentos para o conselho de administração do hospital.