Os lançadores Auriol Dongmo, Ruben Antunes e Irina Rodrigues, do Sporting, regressaram aos treinos no Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

“Com a abertura mostrada na legislação [permissão dos atletas de alto rendimento voltarem a treinar] e com a autorização do município de Leiria, recomeçámos os treinos”, disse aos canais da FPA Paulo Reis, treinador de Dongmo e Antunes.

Auriol Dongmo é recordista nacional do lançamento do peso (18,37 metros) e Ruben Antunes, internacional sub-23, é especialista no lançamento do martelo, com recorde pessoal perto dos 70 metros (69,85 metros).

Irina Rodrigues, treinada por Júlio Cirino, que tal como os colegas integra o programa olímpico, é especialista no lançamento do disco (62,91 metros), sendo a segunda melhor portuguesa de sempre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As regras de treino são rígidas e respeitam as recomendações das autoridades de saúde, no que respeita aos atletas treinarem com os próprios engenhos e nunca se encontrarem ao mesmo tempo nas instalações e no recinto.

Nesta fase de confinamento, o setor de lançamentos da FPA lançou um programa de formação para técnicos e atletas que se desenrola diariamente, a partir das 14 horas, numa plataforma que permite participação até uma centena de pessoas.

“Este projeto superou claramente as nossas expectativas. Desde a primeira ação que temos tido cerca de 50 a 70 participantes”, referiu Paulo Reis, que é também técnico nacional de lançamentos e promotor da iniciativa online.