O primeiro-ministro, António Costa, vai reunir-se na próxima terça-feira com economistas, segundo avançou o Expresso e confirmou o Observador. O objetivo é recolher informação para um futuro planeamento do relançamento da atividade económica, nomeadamente do comércio e dos serviços.

A reunião de terça-feira vai contar economistas e representantes dos organismos portugueses que fazem previsões sobre a economia: Instituto Nacional de Estatística, Conselho de Finanças Públicas, Banco de Portugal, ISEG e Universidade Católica. António Costa vai ouvir os especialistas sobre as fragilidades da economia, a necessidade das políticas públicas, as mudanças na atividade económica e possível reconversão de empresas, de forma a reduzir a dependência face ao estrangeiro no que toca a bens essenciais, refere o semanário.

Segundo o Expresso, para tomar uma decisão final sobre este plano, o primeiro-ministro terá ainda de complementar a informação dessa reunião com os dados dos especialistas em saúde pública que recolhe nos encontros semanais com o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República, os partidos políticos e os parceiros sociais.

Essa estratégia de retoma deverá ser lenta e progressiva, como o primeiro-ministro e o presidente da República já têm sinalizado (aliás, com o anunciado regresso de apenas alguns alunos às escolas, e apenas no que toca às disciplinas em que realizam exames).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR