A Apple está a preparar o lançamento de quatro novos modelos do iPhone, todos preparados para o 5G e com os modelos de gama mais alta a recuperar as laterais retangulares, como o “velhinho” iPhone 5, e a abandonar as laterais curvas que têm marcado o design dos últimos smartphones da empresa liderada por Tim Cook. A notícia é avançada pela agência Bloomberg, esta segunda-feira, citando fontes conhecedoras dos planos da Apple.

As mudanças no design no iPhone serão inspiradas, até certo ponto, nas alterações feitas nos últimos modelos do iPad. Aos sucessores do iPhone 11 Pro e do iPhone 11 Pro Max vão juntar-se mais dois modelos de gama inferior, para substituir o iPhone 11. Pelo menos os dois modelos de gama mais alta, dizem as fontes, vão ter as laterais em forma retangular, de aço inoxidável.

A expectativa das fontes ouvidas pela Bloomberg é que os próximos iPhone Pro terão três câmaras na traseira do smartphone, como já acontece nos modelos que estão neste momento a ser comercializados. O iPhone de gama mais alta deverá ter um ecrã ligeiramente maior do que as 6,5 polegadas do iPhone Pro Max, e é possível que seja quase eliminado o “recorte” que ainda é usado no topo do ecrã, para ter a câmara de selfies e o sensor de Face ID. As gamas mais baixas vão manter as duas câmaras.

Debaixo do capô, a evolução dos processadores está a ser feita tendo como prioridade a aceleração das tarefas de inteligência artificial e realidade aumentada, acrescenta a Bloomberg. Os novos iPhone, nas gamas mais altas, devem incluir o sistema de LIDAR 3D que surgiu com os iPad que foram lançados em março.

As fontes da Bloomberg indicam, também, que a Apple está a preparar o lançamento de uma nova versão, mais pequena (e mais barata), dos seus assistentes pessoais HomePod. Estas são indicações que poderão ser confirmadas no lançamento dos próximos iPhone, que normalmente acontece em meados de setembro (exceção foram os iPhone X, que só foram lançados em novembro devido a problemas no fornecimento de peças).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR