Com as restrições impostas devido ao novo coronavírus, este mês de abril promete ser um pouco diferente. Mas isso não significa que o 25 de Abril vá passar em branco em Lisboa. Entre os dias 13 e 30 de abril, a cidade vai celebrar online a Liberdade com música, humor e fotografia, com um conjunto de eventos no Facebook e Instagram da Cultura da Rua – EGEAC, como reposições de vários espetáculos e iniciativas novas.

No dias 22 e 26 de abril, a partir das 16h, será transmitido o concerto da Orquestra Orbis que encheu a Igreja de São Roque em 2018. O alinhamento inclui clássicos de Vivaldi e Bach. No domingo, também às 16h, será transmitida uma compilação das atuações de Carlos do Carmo e Camané (que repetirá no dia 26, às 21h) no festival Fado no Castelo.

Para assinalar os 20 da Expo 98, serão partilhadas algumas das imagens captadas pelo fotojornalista Bruno Portela que integram a exposição “Você Não Está Aqui”, inaugurada nas Festas de Lisboa de 2018. Neste mês, será também recordados os concertos espontâneos de piano ou a liberdade de dirigir uma orquestra na rua e será transmitido o espetáculo “Isto só neste País”, de Hugo Van Der Ding, apresentado no ano passado, no Festival Política.

“Também escolhemos uma playlist com músicas de intervenção, portuguesas e estrangeiras e sugerimos alguns filmes e uma mini-biblioteca de livros revolucionários para ajudar a passar este tempo de quarentena”, referiu a EGEAC em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

25 de Abril assinalado com partilha de testemunhos

O 25 de Abril será assinalado pelo Museu do Aljube – Liberdade e Resistência com a partilha online de testemunhos escritos ou em vídeo, numa versão diferente dos Dias da Memória. A data será também comemorada com a transmissão do espetáculo de video mapping evocativo dos 45 anos do 25 de Abril, realizado pelo OCUBO, nos dias 23 e 26 de abril, em vários horários.

A programação completa da iniciativa “Abril em Lisboa #emcasa” pode ser consultada aqui.

Artigo atualizado às 19h08 com a correção dos dias em que será transmitido o concerto da Orquestra Orbis