O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, vai disponibilizar quartos de hotel para mães de recém-nascidos internados no serviço de Neonatologia da Unidade Materno-Infantil. O objetivo é limitar os contactos — e um maior risco de contágio do novo coronavírus — e, ao mesmo tempo, permitir que as mães possam acompanhar diariamente os seus filhos durante esta fase.

Em comunicado, o centro hospitalar refere que esta iniciativa — o “Hotel das Mamãs” — prevê que as mães recentes fiquem alojadas numa unidade hoteleira da cidade, sendo assegurada a totalidade das refeições, “assim como uma monitorização das mães, evitando assim a necessidade de isolamento do recém-nascido”.

Num momento em que nos privaram do contacto físico e em que todos desejamos voltar a sentir os afetos de outrora, não podemos esquecer-nos destas mães que, diariamente, acompanham os seus recém-nascidos na neonatologia do nosso hospital. Já é suficientemente difícil encontrar forças para um momento tão único nas suas vidas. Não podemos ficar indiferentes e privá-las do acompanhamento diário dos seus filhos, com a máxima segurança”, sublinha Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, citado em comunicado.

Durante este período, as mães devem respeitar “escrupulosamente” todas as orientações da Direção-Geral da Saúde e dos profissionais do hospital, devendo “cumprir a condição de afastamento social e a não frequentar espaços públicos”. A nota enviada acrescenta ainda que estas regras “são temporárias” e “visam, apenas, proteger o recém-nascido, assegurando que a mãe esteja sempre ao seu lado nos primeiros momentos da sua vida”.