A polícia espanhola intercetou em Zamora e obrigou a regressar a Portugal um autocarro que se dirigia à Suíça com um número de passageiros superior ao permitido pelas restrições do estado de emergência em vigor em Espanha devido ao coronavírus.

Na fronteira com a Galiza, no norte de Portugal, a Polícia Nacional espanhola já tinha obrigado os passageiros a serem divididos por dois veículos, o que foi feito inicialmente, mas alguns quilómetros depois os viajantes voltaram a ser colocados num só autocarro, informou esta quinta-feira a Guardia Civil (correspondente à GNR) em comunicado.

Mais tarde, uma patrulha da Benemérita parou o autocarro quando este circulava na auto-estrada A-52 em Rias Bajas (costa oeste da Galiza), onde verificaram que a separação obrigatória entre passageiros não era respeitada.

Os agentes só souberam mais tarde que o condutor do veículo já tinha sido avisado e instado a corrigir a situação quando atravessou a fronteira.

O autocarro estava a caminho da Suíça e deveria fazer uma paragem em França, mas foi obrigado a voltar para o território português quando já estava em Zamora (Castela e Leão) por causa da irregularidade detetada.

Como o veículo não cumpriu as restrições para a segurança dos passageiros impostas pelo estado de emergência e era um infrator reincidente, os agentes da autoridade obrigaram o autocarro a regressar à fronteira com Portugal em Chaves.

As regras de luta contra a Covid-19 obrigam os passageiros nos autocarros e noutros transportes públicos a estarem separados com uma distância de mais de um metro o que os impede de se sentarem lado a lado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR