A Câmara de Évora comemora este ano o 25 de Abril através das ondas hertzianas das duas rádios do concelho, com emissões “recheadas” de música, alguma interpretada ao vivo, comentários ou depoimentos, devido à pandemia de Covid-19.

“Os valores conquistados a 25 de Abril de 1974 são tradicionalmente relembrados, enaltecidos e comemorados” em Évora com espetáculos na Praça do Giraldo e outras manifestações públicas, como atividades culturais e desportivas, lembrou esta sexta-feira o município, em comunicado.

Só que, este ano, “tendo que cumprir o resguardo e as máximas cautelas inerentes à preservação da saúde pública da pandemia de Covid-19 que assola o mundo, a autarquia optou por recorrer à rádio para comemorar o 25 de Abril”.

“Este meio de comunicação social foi, aliás, um dos principais recursos da Revolução de Abril, em simultâneo com as principais ocorrências. A memória daqueles dias de vitória está, assim, intimamente ligada” à rádio “e é essa memória que também se pretende homenagear”, destacou a câmara municipal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O município associou-se, então, às duas estações de rádio que têm emissores localizados no concelho, a Diana FM (disponível na frequência 94.1 FM) e a Rádio Telefonia do Alentejo (103.2 FM), para “transmitir duas emissões especiais”, nos dias 24 e 25 deste mês, pode ler-se no comunicado.

“Rádio 25 de Abril – Sintonize a Liberdade” é a designação desta programação, a qual, no dia 24, vai “estar no ar” a partir das 22h e prolongar-se até pouco depois das 24h, “com comentários e relatos que a história não permite apagar ou deixar esquecer”, frisou a câmara.

Os ouvintes vão ainda poder escutar “músicas de autores da Revolução de 1974, como é o caso de José Mário Branco”, falecido no ano passado.

Temas que vão ser reinterpretados, alguns dos quais ao vivo, por artistas de Évora, nomeadamente Tó Zé Bexiga, Xinês, Bob o Vermelho, Nuno do Ó, Carlos Menezes, Mara e Joana Ricardo, João Baião, Mário Lopes e Zé Peps”, indicou a autarquia.

Segundo a organização, haverá ainda “lugar para a interpretação de músicas originais por alguns destes participantes”, com a missão a encerrar com a canção “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso.

No dia seguinte, entre as 9h e as 12h, a emissão é exclusiva na Diana FM e inclui igualmente apontamentos históricos, música, sessões de contos, mas também “depoimentos de adultos que têm experiências para partilhar com o público e declarações de crianças que vão expressar na rádio o que sabem e o que significa para elas o 25 de Abril”, disse a autarquia.

As emissões podem ainda ser acompanhadas nas páginas na Internet das rádios (www.dianafm.com e www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt) e na página de Facebook da câmara (www.facebook.com/evoranoticias).

Portugal regista 657 mortos associados à Covid-19 em 19.022 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

No Alentejo, segundo a DGS, há 158 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por Covid-19.