Os idosos retirados na terça-feira de um lar ilegal em Famalicão acusaram todos negativo nos testes à Covid-19 e estão esta sexta-feira a ser recolocados noutros lares da região, disse fonte municipal à Lusa.

Antes da retirada, os idosos fizeram os testes de despistagem da Covid-19, tendo entretanto aguardado pelos resultados no centro de acolhimento temporário instalado no Pavilhão Municipal das Lameiras, no âmbito do combate à pandemia.

Todos acusaram negativo, estando esta sexta-feira a ser distribuídos por lares da região.

Na terça-feira, um estabelecimento residencial para pessoas idosas em Famalicão foi evacuado, por as suas condições de instalação e funcionamento revestirem “perigo iminente para a qualidade de vida e para os direitos dos utentes”, segundo disse fonte do Instituto da Segurança Social (ISS).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram retirados 10 utentes, sendo que no lar havia um outro idoso, progenitor do proprietário do equipamento.

O ISS refere que o encerramento foi concertado com a Autoridade de Saúde e ocorreu na concretização de um mandado judicial pedido pelo ISS ao Ministério Público.

Um pedido que, ainda segundo o ISS, surgiu por “não ter sido permitido o acesso” da equipa de fiscalização ao edifício, “quando se preparava para realizar uma primeira visita ao equipamento”.