Mais de 60% dos brasileiros reprovaram a exoneração de Luiz Henrique Mandetta do cargo de ministro da Saúde, no meio da pandemia da covid-19, indicou uma sondagem publicada na sexta-feira pelo Instituto Datafolha.

De acordo com o inquérito, 64% dos 1.606 brasileiros questionados consideraram que o chefe de Estado errou, 25% disseram que o Presidente do Brasil tomou a atitude certa, enquanto 11% disseram não saber.

A sondagem do Instituto Datafolha, que tem uma margem de erro de três pontos percentuais em ambos os sentidos, mostrou ainda um empate técnico entre os inquiridos sobre se a resposta à pandemia pelo Ministério da Saúde sem Mandetta vai piorar (36%) ou melhorar (32%).

Sobre se Bolsonaro tem capacidade para continuar a liderar o país, 52% dos inquiridos responderam sim e 44% não.

Na quinta-feira, Jair Bolsonaro exonerou Mandetta, no meio da pandemia da covid-19, após várias semanas de confronto entre ambos em relação ao isolamento como medida preventiva.

Mandetta defendia a importância do isolamento social para travar a disseminação do novo coronavírus, perante a oposição de Bolsonaro, que advertiu para o impacto daquela medida na economia do país, fortemente atingida pela pandemia.

Para o lugar de Mandetta, Bolsonaro nomeou o oncologista Nelson Teich, que tomou posse na sexta-feira, dia em que o Brasil registou 217 mortos e 3.257 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, totalizando 2.141 óbitos e 33.682 infetados desde o início da pandemia, informou o executivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR