A Comissão Europeia vai adaptar o quadro financeiro plurianual 2021-2027 para fazer face à atual pandemia da Covid-19. Segundo Ursula von der Leyen, presidente da Comissão, é “claro” que não vão existir cortes na coesão. “Isto é absolutamente claro. Porque também é lógico, vamos ter um orçamento europeu muito maior”, adiantou, em entrevista ao Expresso e à SIC.

A alemã considerou também que é “bom investir nas empresas saudáveis” em Portugal. “Não é apenas do interesse de Portugal mas de todos os outros estados”, disse Von der Leyen, que garantiu que estas empresas contribuem para o mercado interno. Estes apoios terão de ser aprovados de forma unânime por todos os países que integram a comunidade europeia.

Bruxelas pede versões simplificadas dos programas de estabilidade

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O anterior orçamento plurianual, desenhado antes da pandemia da Covid-19, tinha prevista uma redução de 10% na política de coesão — algo que em Portugal representava um corte de 7% face ao atual quadro, que ainda está a vigor e que termina no final deste ano de 2020. “Mais coesão para Portugal é importante”, destacou Ursula von der Leyen, ainda que ressalvando que esta política é crucial “para todos os outros Estados-membros”. A alemã voltou a defender que o próximo orçamento comunitário terá de ser o Plano Marshall necessário para recuperar as economias europeias. “Uma enorme onda de investimento nos próximos um ou dois anos”, acrescentou.

Esta sexta-feira, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução a solicitar a criação de obrigações de retoma garantidas pelo orçamento comunitário, ou seja, uma forma de emissão conjunta de dívida, chamada de recovery bonds (títulos de dívida de recuperação).

Parlamento Europeu vota “recovery bonds” a emitir pela Comissão. Silva Pereira diz que garantem melhor a estabilidade

Sobre se esse dinheiro vai ser atribuído aos Estados-membros através de subvenções ou empréstimo, a presidente da Comissão Europeia indicou que “poderá haver uma mistura de ambos”. “O orçamento europeu é composto na sua maioria por subsídios mas pode haver uma parte de empréstimos. Temos de encontrar o equilíbrio certo porque já prós e contras para ambos”, disse Von der Leyen. A alemã explicou ainda que esta é e será uma crise “diferente” da última, por envolver todos os países.

“Em Portugal, fizeram um ótimo trabalho nos últimos anos para fortalecer a economia e com isso estou convencida de que poderemos sair desta situação juntos e mais fortes e sem as dores da última crise”, terminou.