Os Açores registaram esta segunda-feira três novos casos positivos de Covid-19, todos na ilha de São Miguel, dois dos quais são reclusos recentemente libertados, revelou a Autoridade de Saúde Regional dos Açores.

De acordo com Tiago Lopes, responsável máximo da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, os dois reclusos tratam-se de um homem e uma mulher libertados recentemente do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, transportados entretanto para a ilha de São Miguel.

“Foi feito este rastreio aos reclusos que obtiveram a sua liberdade do estabelecimento prisional, onde se encontravam aprisionados, e obtivemos estes dois casos positivos, que tinham sido transportados da ilha Terceira para a ilha de São Miguel, e que, por via das dúvidas, antes da conclusão da análise laboratorial, tinham sido confinados em unidade hoteleira”, avançou o responsável.

Tiago Lopes falava, em Angra do Heroísmo, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de Covid-19 na região.

Segundo Tiago Lopes, a Autoridade de Saúde Regional pretendia testar todos os reclusos nos Açores a quem tinha sido determinada a libertação, com perdão, devido à pandemia de Covid-19, mas tal não foi possível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não houve grande espaço de manobra para que os testes fossem realizados, conforme nós pretendíamos, antes da sua libertação, mas, nesse sentido, as delegações de saúde foram contactadas e acompanharam também esta situação e identificaram os reclusos”, revelou.

A origem da infeção ainda não está identificada, mas a delegação de saúde de Angra do Heroísmo está já a apurar em que condições ocorreu o confinamento destes reclusos e em que alas se encontravam, “para serem identificados os contactos próximos”, que serão testados.

Por excesso, iremos testar praticamente todos os reclusos e guardas prisionais, no sentido de fazermos uma avaliação mais aprofundada ao nível do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo”, salientou o responsável da Autoridade de Saúde Regional.

Também serão testados os funcionários da unidade hoteleira onde os reclusos estavam em confinamento obrigatório e os contactos próximos que tenham tido durante a deslocação de avião da ilha Terceira para a ilha de São Miguel e do aeroporto para o hotel.

“Já foram durante o dia de hoje identificados para serem testados, para assegurarmos que não houve um possível contágio das pessoas que, apesar de cumprirem o distanciamento social, que recomendamos, possa ter existido alguma falha de segurança”, revelou Tiago Lopes, acrescentando que à chegada a São Miguel os ex-reclusos foram transportados diretamente para a unidade hoteleira.

Questionado pelos jornalistas, o responsável da Autoridade de Saúde Regional confirmou que um dos ex-reclusos tentou fugir duas vezes do confinamento obrigatório, mas disse que “foi novamente capturado e conduzido à unidade hoteleira”, por agentes da PSP que vigiam o espaço.

“A segurança é proporcionada, por um lado, por esse policiamento e, por outro, por todas as orientações e recomendações que já demos às unidades hoteleiras”, afirmou.

Desde o início do surto foram confirmados 131 casos de Covid-19 nos Açores, 109 dos quais ativos, tendo ocorrido 15 recuperações (seis na Terceira, quatro em São Miguel, quatro em São Jorge e uma no Pico) e sete mortes (em São Miguel).

A ilha de São Miguel é a que regista mais casos até ao momento (93), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (cinco).

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Os dados da Autoridade de Saúde Regional dos Açores têm por vezes sido diferentes dos anunciados para a região pela DGS, mas a entidade açoriana realça que os números a registar são os seus.