O secretário de Estado das Pescas anunciou esta quarta-feira que já foram realizados testes em cerca de 60% dos utentes e funcionários dos lares da região. José Apolinário informou ainda que têm sido feitos entre 400 e 500 testes por dia, “contando com a recolha do serviço nacional de saúde e o trabalho feito pela universidade no núcleo dos lares”, acrescentando que os testes serão alargados também aos lares residenciais.

No quadro da região temos um total de 313 casos confirmados e já recuperaram 61 casos. Em relação aos lares, são cerca de cinco os casos identificados como infetados fora de Boliqueime”, onde existem cerca de 20 infetados, disse José Apolinário em entrevista à Rádio Observador.

Para o secretário de Estado, a situação na região está “tranquila, com poucos casos, com grande enfoque na área mais sensível, os idosos”, frisando que existe uma grande mobilização de todos contra a pandemia.

Em relação aos migrantes na região, que trabalham principalmente na área da agricultura e do turismo, o secretário de Estado garante que estão a ser aplicadas medidas para garantir a segurança destes e que está a ser feito um levantamento da situação de todos. Segundo José Apolinário, existem já dois espaços, em Tavira e Albufeira, onde estão confinados mais de 2o migrantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Procurámos dinamizar, em conjunto com as autarquias e a área da saúde, ações de sensibilização e informação dirigidas especificamente a estas comunidades, com informação na sua língua mãe, no sentido de garantir o distanciamento social, o confinamento e a sua mobilização para esta batalha contra a pandemia”, explicou, acrescentando “que a sua mão-de-obra é essencial para a atividade agrícola e para alimentar os portugueses”.

Quando questionado sobre a retoma da atividade na região, o secretário de Estado aproveitou para apelar aos portugueses para que escolham Portugal e o Algarve como destino.

A situação económica dos cidadãos não vai permitir a todos fazer férias, mas quem puder fazer férias deve fazê-las em Portugal, no Algarve, porque isso é a melhor forma de ajudar a restauração e o emprego”, afirmou José Apolinário.

“A perceção que temos é que são necessárias medidas específicas em relação ao Algarve, mas a primeira medida parte de todos os agentes políticos, económicos e sociais do Algarve. É necessário acarinhar quem traz o emprego”, frisou ainda, acrescentando: “Este ano temos de fazer um enfoque especial e sobretudo valorizar os portugueses que façam férias em Portugal e também no Algarve”.

“A melhor ajuda ao turismo e restauração é fazer férias cá dentro”. A entrevista ao Secretário de Estado José Apolinário