O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desejou na terça-feira “as melhoras” ao seu homólogo norte-coreano, Kim Jong-un, devido aos alegados problemas de saúde que afetam o líder da Coreia do Norte, ainda não confirmados.

“Só quero dizer a Kim Jong-un que lhe desejo as melhoras. Se o seu estado de saúde é o mencionado nos meios de comunicação social é uma situação muito preocupante”, afirmou o presidente norte-americano, citado pela AFP.

Kim Jong-un está doente? Ninguém sabe, mas voltou o debate sobre o sucessor — ou sucessora

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A notícia sobre os possíveis problemas de saúde do líder norte-coreano surgiu após a sua ausência na tradicional visita ao mausoléu de Pyongyang, onde permanece o corpo do seu avô Kim Il-sung, de acordo com as imagens divulgadas pelos média do país.

Por tradição, no dia 15 de abril, aniversário do nascimento do seu avô e a principal festividade nacional, Kim Jong-un visita o Palácio do Sol de Kumsusan e presta tributo ao fundador da Coreia do Norte, com ampla cobertura dos media controlados pelo regime.

Esta quarta-feira, o governo sul-coreano assegurou que não detetou “atividade inabitual” na Coreia do Norte, enquanto o Japão optou por não comentar a informação emitida pelos dissidentes norte-coreanos.

Kim Jong-un terá sido sujeito a intervenção cirúrgica mas não há sinais de que esteja gravemente doente