O organismo que investiga acidentes ferroviários disse esta quinta-feira que está em investigação a colisão entre um comboio e um camião ocorrida na quarta-feira, numa passagem de nível com cancelas automáticas, em Santarém, e que causou uma morte.

A informação foi transmitida à agência Lusa pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

O acidente ocorreu numa passagem de nível com cancelas automáticas perto da freguesia de Vale de Santarém. O alerta chegou às autoridades às 18h56. A circulação na Linha do Norte foi restabelecida esta quinta-feira nas duas vias, após ter estado cortada devido ao acidente, indicou a Infraestruturas de Portugal (IP).

De acordo com a IP, a circulação ferroviária foi reposta nas duas vias entre o Setil e Santarém às 10h50, embora no local do acidente se faça com afrouxamento para os 60 quilómetros/hora nas duas vias. A circulação já tinha sido restabelecida às 6h25, mas numa única via, em ambos os sentidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Linha do Norte esteve cortada para “remoção dos destroços e reparação de alguns danos na via”, nomeadamente na catenária — o sistema de alimentação e distribuição da energia elétrica utilizada no funcionamento dos comboios -, após o acidente entre o Alfa Pendular e o pesado de mercadorias.

O condutor do veículo pesado acabou por morrer, disse na quarta-feira à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Questionada pela Lusa, fonte da CP — Comboios de Portugal indicou que no comboio, que circulava no sentido Porto-Lisboa, seguiam 12 passageiros. Segundo o CDOS, foram ainda assistidos dois passageiros do Alfa Pendular.

A fonte da CP, que recolheu informação junto da Infraestruturas de Portugal, adiantou que o mecanismo automático da passagem de nível estava a funcionar.