A Federação Portuguesa de Ténis anunciou esta quinta-feira um pacote de medidas excecionais de 500 mil euros para ajudar na retoma da atividade desportiva de forma faseada nos próximos três meses, para fazer face a todo o contexto criado com a pandemia da Covid-19 e respetiva paragem de todas as competições.

“A saúde pública é a nossa maior prioridade mas estamos convictos de que é tempo de retomarmos gradualmente a nossa atividade. Estamos cientes de que esta paragem forçada tem colocado diversos desafios aos clubes, jogadores, treinadores e árbitros, e demais intervenientes e, por isso, não poderíamos deixar de estar ao lado de quem faz do ténis um dos desportos mais admirados mundialmente. O pacote de medidas que preparámos é um balão de oxigénio e acreditamos que vai ajudar a relançar a atividade, para que rapidamente possamos voltar ao nível de atividade pré-pandemia. Estamos atentos ao evoluir da situação e, caso se justifique, poderemos reforçar estes apoios”, explicou Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis.

Entre as medidas que irão ser adotadas entram o reembolso de taxas de torneios, clubes e equipas em 2020, um apoio de mais 50% às associações regionais face ao contrato programa de Desenvolvimento da Atividade Desportiva, a oferta de 36.000 bolas distribuídas com base no número de federados e também de material de desinfeção, ao abrigo de um protocolo com empresa do setor para compra de material com desconto, ou a isenção para treinadores do pagamento da taxa de inscrição na próxima edição do Simpósio Nacional.

Em paralelo, e em termos de calendários, os jogadores profissionais vão poder disputar três torneios com prize money e o campeonato nacional absoluto, que será antecipado para uma data anterior ao recomeço do circuito internacional. A recalendarização abrange também o máximo de torneios nacionais no escalão juvenil.

De acordo com a Federação Portuguesa de Ténis, o calendário da abertura progressiva dos espaços desportivos e retoma da atividade será dividido em cinco fases, sendo que a primeira entrou em vigor esta quarta-feira com o regresso ao trabalho dos atletas de alto rendimento. As restantes deverão ocorrer no mês de julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR