A Câmara do Nordeste anunciou esta quinta-feira o reforço das medidas de proteção e apoio ao lar de idosos do município, onde 32 utentes já testaram positivo para a Covid-19 e seis morreram, referindo que a situação é acompanhada “diariamente”.

O primeiro caso de Covid-19 naquele lar da ilha açoriana de São Miguel foi detetado em 7 de abril numa mulher de 88 anos que terá sido infetada no hospital de Ponta Delgada, onde esteve internada, na sequência de contactos com profissionais de saúde, que integravam uma cadeia de transmissão local secundária iniciada no concelho da Povoação.

Até à data já tiveram resultado positivo para o vírus 32 utentes do lar, tendo seis morrido.

Em comunicado de imprensa, a autarquia açoriana frisa que o concelho se depara com “uma conjuntura difícil” em virtude da pandemia de Covid-19, que tem provocado “muita preocupação e ansiedade na população”, nomeadamente com o lar da Santa Casa da Misericórdia, que vive uma situação “extremamente delicada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O município, liderado por António Miguel Soares (PSD) sublinha que tem “acompanhado diariamente todo o processo”, desde “o primeiro momento”, pelo que aprovou medidas que visam “o apoio e proteção dos utentes e colaboradores do lar” e a “segurança de toda a população”.

O lar de idosos é, neste momento, o foco principal do município e a autarquia está a trabalhar diretamente com a instituição no sentido de conter a propagação, tendo para o efeito “reforçado o material de proteção individual”.

Foi contratada uma empresa para desinfeção do espaço e até à data foram realizadas “três limpezas do edifício”.

Além disso, foi disponibilizada uma hospedaria e três empreendimentos de alojamento local para realojamento de profissionais de saúde, auxiliares de apoio à enfermaria de Covid-19, colaboradores da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste e para os habitantes que, por indicação do delegado de Saúde, necessitem de recorrer a isolamento fora do seu domicílio.

A Câmara tem vindo também a assegurar as refeições para os casos que se encontram em quarentena.

O município informa ainda que adquiriu material de proteção individual, nomeadamente máscaras, fatos de proteção, óculos, luvas, batas, termómetros clínicos infravermelhos, entre outros materiais aconselhados pelas autoridades.

“O concelho do Nordeste atravessa uma conjuntura difícil, pelo que é normal que a população sinta receio e alguma ansiedade, no entanto, a Câmara Municipal do Nordeste, Proteção Civil e Autoridade de Saúde tudo estão a fazer para conter e minimizar os efeitos da pandemia”, sublinha ainda o município.

Até ao momento, já foram detetados na região um total de 138 casos, com 19 recuperados, oito óbitos e 111 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19.

Oitenta e quatro são em São Miguel, cinco na ilha Terceira, cinco na Graciosa, três em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 181 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 593.500 doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 785 pessoas das 21.982 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.