Recebeu um e-mail ou uma SMS de ar suspeito, alegadamente enviada pela Netflix e a pedir atualizações de informações bancárias, por exemplo? Cuidado, pode ser uma tentativa de phishing (tentativa de obtenção de informação pessoal recorrendo a uma identidade falsa). Quem o avisa é a própria plataforma de streaming.

“Se recebeu um e-mail ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir informações, como o nome de utilizador, a palavra-passe ou a forma de pagamento, provavelmente não é da Netflix, mesmo que aparente ser”, lê-se no site oficial desta empresa. Numa altura em que os crimes cibernéticos têm ganho terreno à boleia do crescendo de utilização que se tem sentido nos últimos meses, casos como este têm sido mais frequentes — nesta e noutras situações.

O serviço de streaming, que está ao corrente desta realidade, disponibilizou várias informações que ajudam os utilizadores a perceberem se a mensagem ou email que receberam é mesmo da Netflix. “Nunca iremos solicitar as suas informações pessoais por email”, dizem. Com isto, querem dizer que nunca lhe serão pedidas informações como o número de cartão de crédito, detalhes sobre a conta bancária ou palavra-passe, por exemplo. Também avisam que nunca vão “pedir pagamentos através de fornecedores ou sites de terceiros”.

Então, o que devem fazer perante uma situação destas? É simples: os burlões só conseguem obter as informações que o utilizador lhes der. Ou seja, o melhor a fazer é não ceder informação nenhuma. Caso tenha recebido um email ou uma SMS que lhe peça dados pessoais, desconfie e esteja atento às perguntas suspeitas que lhe possam fazer. Caso já tenha aberto alguma linha de comunicação com eventuais burlões deve:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Alterar a sua palavra-passe;
  • Atualizar a sua palavra-passe em todos os sites onde utiliza a mesma combinação de endereço de e-mail e de palavra-passe;
  • Contactar a sua instituição financeira caso tenha dado informações de pagamento;
  • Reencaminhar a mensagem para phishing@netflix.com depois de ter feito as outras indicações.

A empresa também explica o que deve fazer quando deparar com uma mensagem deste tipo:

netflix

As instruções da Netflix sobre o que pode fazer quando receber estes SMS

É importante, por exemplo, “passar com o cursor do rato por cima de quaisquer ligações antes de clicar nelas”, isto para garantir que eles de facto o vão reencaminhar para o sitio correto (e seguro). Em todo o caso, por via das dúvidas, não clique em links suspeitos e visite antes o site da empresa. Verifique sempre o endereço de email do remetente, também, isto para esclarecer suspeitas de ilegitimidade e nunca (muito importante) forneça informações pessoais ou financeiras confidenciais.