Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado, as notícias sobre a pandemia de Covid-19 seguem aqui:

    Um mês depois do início do confinamento, portugueses acham que correm menos risco de infeção

  • EUA ultrapassam 50 mil mortes por Covid-19

    Já morreram mais de 50 mil pessoas de Covid-19 nos Estados Unidos, de acordo com os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

    A informação mais recente mostra que o país já registou 890.524 casos e 51.017 mortes — embora os dados relativos aos EUA estejam em permanente atualização devido à existência de contabilizações independentes nos diversos estados.

    O estado mais afetado é o de Nova Iorque, onde mais de 270 mil pessoas já foram infetadas e mais de 21 mil já morreram.

  • 25 de Abril. Bastonário dos Médicos defende uso de máscaras de proteção na cerimónia

    O bastonário da Ordem dos Médicos disse esta sexta-feira esperar que o número de pessoas na cerimónia do 25 de Abril na Assembleia da República seja “restringido ao máximo” e defendeu que os participantes devem usar máscara de proteção.

    25 de Abril. Bastonário dos Médicos defende uso de máscaras de proteção na cerimónia

  • Pandemia "pode afetar e muito" decisão de privatizar SATA

    O presidente do governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, admitiu esta sexta-feira que a atual pandemia da Covid-19 “pode afetar e muito” a decisão que o executivo tinha até agora de privatizar parte da Azores Airlines, empresa do grupo SATA.

    Pandemia “pode afetar e muito” decisão de privatizar SATA

  • Carris reabre na segunda-feira lojas e quiosques em Lisboa

    As lojas e quiosques da Carris vão reabrir ao público na segunda-feira, com regras de segurança adaptadas às medidas de prevenção da Covid-19, anunciou esta sexta-feira a empresa de transporte rodoviário da região de Lisboa.

    Carris reabre na segunda-feira lojas e quiosques em Lisboa

  • Pingo Doce desmente 26 casos positivos numa só loja: "Temos um número baixíssimo de colaboradores infetados"

    Célia Lopes, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, tinha dito em direto esta manhã na Rádio Observador que havia uma loja Pingo Doce na Grande Lisboa com 26 trabalhadores infetados.

    O Observador entrou em contacto com o Pingo Doce, que preferiu responder por escrito, garantindo que não tem nenhuma loja com 26 casos positivos, mas sem indicar números concretos.

    “A informação é falsa. Temos um número baixíssimo de colaboradores infetados e não temos nenhuma loja com 26 casos positivos, nem perto desse número”, lê-se na resposta, enviada por e-mail. A empresa indicou ainda que “um terço das equipas estão de resguardo, em casa, rotativamente”, continuando a receber salário, e prontos a “substituir algum colega”, caso seja necessário.

    Ainda segundo o Pingo Doce, “todos os colaboradores pertencentes a grupos de risco estão em casa e a receber a 100% desde o dia 16 de Março”.

    O Observador contactou de novo Célia Lopes, que deu mais detalhes sobre a loja, indicando a localização e assegurando que teve pelo menos 20 casos positivos, estando a aguardar confirmações para reafirmar integralmente a informação que tinha dado de manhã ou precisar melhor o número.

    Independentemente desta divergência sobre o número exato, a dirigente sindical salientou que a cadeia de supermercados cumpriu as regras previstas nestes casos, que incluem a desinfeção do espaço e a rotação dos funcionários.

    Pode ouvir aqui as declarações de Célia Lopes e a resposta do Pingo Doce.

    Sindicalista denunciou 26 infetados num Pingo Doce de Lisboa; cadeia de supermercados desmente

    Com Nuno Vinha e Miguel Viterbo Dias

  • Bélgica inicia em 4 de maio desconfinamento muito gradual e de máscara

    A Bélgica vai iniciar em 4 de maio “um processo gradual de desconfinamento”, sete semanas depois da implementação das restrições para fazer face à Covid-19, que prevê a utilização obrigatória de máscaras de proteção pelo menos nos transportes públicos.

    Bélgica inicia em 4 de maio desconfinamento muito gradual e de máscara

  • Coronavírus encontrado em partículas suspensas no ar poluído no norte de Itália

    Investigadores italianos identificaram a presença do SARS-CoV-2 em amostras de ar recolhidas ao longo de três semanas numa zona industrial na província de Bérgamo, norte de Itália. Leia aqui.

    Coronavírus encontrado em partículas suspensas no ar poluído no norte de Itália

  • Exames adiados pela pandemia. Pode haver mais de 4 mil doentes com cancro por diagnosticar

    Mais de 4 mil portugueses poderão ter cancro sem o saber, por não terem tido um diagnóstico confirmado devido à paralisação dos serviços não urgentes do SNS provocada pela pandemia da Covid-19. A notícia é do Expresso, que cita uma estimativa feita pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) com base em dados da Organização Mundial da Saúde.

    A paragem de muitos atos médicos considerados não urgentes afetou de forma significativa os exames de diagnóstico na área oncológica. Só no que toca ao aparelho digestivo, diz o Expresso, são identificados em média 1.440 cancros todos os meses. Outro dado chega da Liga Portuguesa contra o Cancro, cujo rastreio ao cancro da mama identifica em média 75 tumores por meses.

    Uma contabilização geral feita pela SPG conclui que em média a paralisação da atividade não urgente ao longo do último mês pode ter impedido o diagnóstico de 4.849 doentes de cancro. Com efeito, segundo dados dados pelo secretário-geral da Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde, Abel Bruno Henriques, ao Expresso, esta realidade é uma consequência direta do cancelamento ou adiamento de mais de 20 milhões de atos médicos, incluindo exames de diagnóstico no SNS e nos privados.

  • Mais de 190.000 mortos e quase 2,8 milhões de infetados no mundo

    A pandemia de covid-19 já matou 193.930 pessoas e infetou quase 2,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h TMG desta sexta-feira, baseado em dados oficiais.

    Mais de 190.000 mortos e quase 2,8 milhões de infetados no mundo

  • 1º de Maio celebrado em local fixo e com número limitado de pessoas

    A CGTP vai comemorar o Dia do Trabalhador num local fixo, com um número limitado de presenças e o distanciamento entre pessoas será maior do que aquele que é exigido, disse esta sexta-feira o ministro da Administração Interna.

    1º de Maio celebrado em local fixo e com número limitado de pessoas

  • PSP e GNR têm 168 elementos infetados e 26 estão recuperados

    A PSP e a GNR têm 168 elementos infetados com Covid-19 e 382 estão em quarentena, anunciou esta sexta-feira o ministro da Administração Interna, garantindo que estes números em “nada afetam” a operacionalidade das forças de segurança.

    PSP e GNR têm 168 elementos infetados e 26 estão recuperados

  • Metade dos trabalhadores de lares de idosos foram testados e 10% estão infetados

    Mais de metade dos trabalhadores de lares de idosos foram testados e 10% estão infetados com Covid-19, anunciou esta sexta-feira o ministro da Administração Interna.

    Metade dos trabalhadores de lares de idosos foram testados e 10% estão infetados

  • DGS revoga contrato de cerca de 20 milhões de euros em equipamento de proteção individual

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) revogou um contrato para aquisição de equipamentos de proteção individual, na sequência da pandemia, com a empresa FHC -Farmacêutica de mais de 19,6 milhões de euros, devido à “incerteza no fornecimento” deste material.

    DGS revoga contrato de cerca de 20 milhões de euros em equipamento de proteção individual

  • Biden: "Por favor não bebam lixívia"

    “Não acredito que tenho de dizer isto, mas por favor não bebam lixívia”. A frase é de Joe Biden e foi publicada esta sexta-feira no seu Twitter. O candidato democrata às eleições nos Estados Unidos respondia às declarações de Donald Trump que sugeriu na quinta-feira a injeção de desinfetante numa pessoa infetada como forma de eliminar a Covid-19. Esta sexta-feira, o presidente norte-americano esclareceu que estava a ser irónico.

  • Adesão ao pagamento de impostos por débito direto aumentou 212%

    O número de adesões ao pagamento de impostos por débito direto aumentou 212%, para 138.094, face ao valor registado no final de 2018, e o IMI é o imposto em que mais pessoas pagam por este meio.

    Adesão ao pagamento de impostos por débito direto aumentou 212%

  • Táxis vão transportar gratuitamente profissionais de saúde até 2 de maio

    Os taxistas estão desde esta sexta-feira e até ao dia 2 de maio a oferecer viagens gratuitas aos profissionais de saúde, como forma de agradecimento aos que “estão na linha da frente” no combate à Covid-19.

    Táxis vão transportar gratuitamente profissionais de saúde até 2 de maio

  • Brasil. 357 mortes e mais de 50 mil infetados

    O Brasil ultrapassou esta sexta-feira os 50 mil casos de infeção pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, o país registou 357 mortes e 3.503 casos positivos, o que representa uma descida relativamente ao dia anterior.

    O número total de mortos vítimas de Covid-19 no país é agora de 3.670 e o número total de infetados ascendeu a 52.995. São Paulo continua a ser o estado mais afetado pela pandemia, com 17.826 casos e 1.512 mortes.

  • Costa abre as portas de São Bento virtualmente. E vai haver "cravos digitais"

    Dia 25 de abril é, normalmente, dia de abrir portas do palacete de São Bento ao público para que possa conhecer a residência oficial do primeiro-ministro. Este ano vai acontecer na mesma, mas as portas vão abrir online.

    Em tempo de confinamento, António Costa não vai estar a receber in loco quem quer conhecer aquele espaço, mas será transmitida uma mensagem do primeiro-ministro, a abrir as portas virtualmente, às “visitas virtuais guiadas às mostras de arte contemporânea e de design português que atualmente ocupam a Residência Oficial” (no site do Governo, no facebook ou na conta de Twitter oficial). Há um app (a LiberdApp), que foi lançada no ano passado, que vai permitir acompanhar estas visitas e também enviar cravos digitais, explica nota do gabinete do primeiro-ministro, já que “este ano não podemos passar cravos de mão em mão”.

  • PSP e GNR voltam a reforçar fiscalização no fim de semana

    A PSP e a GNR vão manter ao longo do fim de semana as operações de patrulhamento e fiscalização para garantir o cumprimento das normas do estado de emergência, dando especial atenção aos aglomerados de pessoas e viaturas, nomeadamente junto às praias.

    PSP e GNR voltam a reforçar fiscalização no fim de semana

1 de 7