O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) anunciou esta sexta-feira que, ao longo deste mês, realizou mais de 1.200 consultas de psiquiatria através do telefone, no âmbito do plano de contingência de combate à Covid-19.

“Desde o dia 1 de abril que cada psiquiatra” do HESE “realiza consultas através do telefone a todos os utentes que constam nos seus agendamentos diários e consultas presenciais, quando clinicamente se justificam”, explicou esta sexta-feira a instituição hospitalar, em comunicado. Segundo a unidade, desde o início do mês e até esta sexta-feira, foram efetuadas 1.234 consultas telefónicas desta especialidade.

O hospital de Évora, no âmbito do plano de contingência para combater a covid-19, “suspendeu todas as consultas presenciais, com exceção das inadiáveis por motivos clínicos, por questões de segurança dos utentes e dos profissionais” de saúde, lembrou.

Face a esta necessidade, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE implementou a realização de consultas telefónicas e presenciais e/ou ao domicílio, para situações mais agudas”, acrescentou a unidade hospitalar.

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Adultos foi reorganizado “em duas equipas multidisciplinares de trabalho”, uma dedicada a garantir a “atividade de consulta externa, o serviço de urgência e a psiquiatria de ligação”, que funciona “em sistema de rotatividade”, enquanto a outra é responsável pela “assistência no internamento”. “A Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência mantém também a atividade clínica de consulta externa em regime de teletrabalho”, assinalou o HESE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o hospital, esta organização específica pretende “garantir o acompanhamento de todos os utentes em seguimento prévio pelo serviço e também de novos utentes referenciados pelos médicos de família”.

Madalena Serra, diretora do Departamento de Psiquiatria de Saúde Mental, considerou que “é importante que a população saiba que continua a contar” com estes especialistas “neste período de ‘distress’ (estado de sofrimento psicológico)”.

Obviamente que, estando limitados no atendimento presencial, a nossa atenção é redobrada aos utentes que padecem de patologia mental grave. Mantemos, por isso, os agendamentos da medicação injetável e garantimos, de igual forma, as visitas domiciliárias para situações concretas, como sejam os doentes graves com acrescidos fatores de vulnerabilidade social”, destacou.

Em “épocas de crise”, como a atual, devido à pandemia de covid-19, “os utentes continuam a ser o pilar da atuação” e o “principal reforço à motivação” dos profissionais deste departamento do HESE, assegurou Madalena Serra.

No Alentejo, há 183 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal contabiliza 854 mortos associados à Covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou cerca de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.