Trabalhar sem ter de sair de casa e semanas e semanas de confinamento acumuladas. Os resultados estão à vista — não à vista de todos porque, lá está, as pessoas estão fechadas entre quatro paredes, mas à vista de alguns. Da Unilever, por exemplo. É precisamente através da aquisição de produtos de limpeza e de beleza que esta multinacional conseguiu perceber que a população está menos preocupada com a sua aparência e higiene e mais focada na limpeza da casa.

Segundo dados divulgados pela empresa e citados num artigo do Financial Times, fechadas em casa, as pessoas estão a lavar o cabelo com menos frequência, a fazer menos vezes a barba e mesmo a deixar de usar desodorizante. “As pessoas estão a barbear-se menos”, disse Alan Jope, diretor executivo da Unilever.

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Graeme Pitkethly, administrador financeiro da Unilever, explicou que cerca de um quarto dos produtos de cuidados pessoais era usado pelos consumidores no momento em que se estavam a preparar para ir para o trabalho ou para a escola. Agora, com as escolas fechadas e as empresas em teletrabalho, essa utilização diminuiu. Ou seja, as pessoas estão a usar menos desodorizante, produtos de beleza e produtos para lavar e pentear o cabelo. 

Além da queda das vendas dos produtos de beleza, também o consumo de desodorizantes decaiu depois de  de três meses consecutivos a subir até março.

Em contrapartida, a Unilever, que fabrica produtos de marcas como Dove, desodorizantes da Lynx e Sure e produtos para pentear e lavar o cabelo da Toni & Guy, registou um boom nos produtos de limpeza doméstica que também vende: a marca Cif é um exemplo. “Não há dúvidas de que a preocupação das pessoas com a higiene doméstica aumentou. E a mudança para as compras online é algo que será permanente”, disse também Alan Jope ao Financial Times.

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