Os Açores não registaram nas últimas 24 horas casos positivos de covid-19, pelo terceiro dia consecutivo, tendo sido detetados até ao momento no arquipélago um total de 138, informou este sábado a Autoridade de Saúde Regional.

Em comunicado aquela entidade adianta que “as 228 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região” na ilha de São Miguel e Terceira “nas últimas 24 horas não revelaram casos positivos de covid-19”.

A Autoridade de Saúde dos Açores indica ainda que há o registo de “dois casos recuperados”, de um homem de 64 anos, da ilha de São Miguel, e de uma mulher de 50 anos, da ilha Terceira.

“As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social”, reforça a Autoridade de Saúde açoriana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até ao momento, já foram detetados na Região um total de 138 casos, verificando-se 27 recuperados, nove óbitos e 102 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 76 em São Miguel, quatro na ilha Terceira, cinco na Graciosa, três em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

Os dados da Autoridade Regional de Saúde dos Açores têm por vezes sido diferentes dos anunciados para a região pela Direção Geral da Saúde (DGS), mas a entidade açoriana realça que os números a registar são os seus.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 200 mil mortos e infetou quase 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.