Nova Iorque está a realizar uma média de cerca de 20 mil testes de diagnóstico por dia, anunciou este sábado o governador Andrew Cuomo, realçando que o estado norte-americano está a realizar mais testes à Covid-19 “per capita” do que qualquer outro no mundo. O objetivo é continuar a aumentar este número, com a ajuda de parceiros federais, e atingir os 40 mil testes diários.

O anúncio foi feito num dia em que se voltou a registar uma subida no número de mortes pelo novo coronavíus, que, de acordo com a Johns Hopkins University, já fez 16.646 vítimas mortais em Nova Iorque. Segundo Cuomo, na sexta-feira, morreram 437 pessoas, mais 15 do que no dia anterior, quando se registou o menor número de mortes no estado desde 1 de abril.

“Isto são notícias horríveis, terríveis, terríveis”, afirmou o governador durante a conferência de imprensa deste sábado, apontando que, apesar da ligeira subida registada nas últimas 24 horas, estão a ser feitos progressos no combate ao novo coronavírus.

Ainda assim, continuam a ser confirmados cerca de seis mil novos casos por dia. Os números estão novamente a descer após um período de alguma estabilidade numérica, garantiu o governador nova-iorquino. A cair estão também o número de hospitalizações. Atualmente, são hospitalizadas cerca de 1.100 diariamente. Os números anteriores apontavam para cerca de 1.300.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a Johns Hopkins, que faz a contagem de casos nos Estados Unidos da América, o número de infetados em Nova Iorque encontra-se agora nos 150.473.

Farmácias em Nova Iorque vão começar a colher amostras para testes à Covid-19

As farmácias em Nova Iorque vão começar a colher amostras para testes à Covid-19. Cuomo anunciou que vai assinar em breve uma ordem executiva para que isso seja possível, embora algumas das maiores cadeias já tenham começado a fazê-lo, adiantou.

“Os testes feitos nas farmácias vão ser de diagnostico. Vão poder ir a uma farmácia e fazer um. A amostra vai ser colhida na farmácia, a farmácia vai mandá-la para um laboratório e o laboratório fará o teste”, esclareceu Andrew Cuomo. Existem cerca de cinco mil deste tipo de estabelecimentos no estado.

De acordo com os dados da Johns Hopkins University, existem 907.096 infetadas no país, o mais afetado pela pandemia. Há 99.121 pacientes recuperados e 52.063 vítimas mortais. O estado de Nova Iorque é onde foram registados mais casos de Covid-19.