Uma história escrita por René Goscinny e ilustrada por Albert Uderzo, nunca antes lançada em álbum, vai ser publicada pela primeira vez a 21 de outubro, anunciou a ASA esta segunda-feira. Intitulada O Menir de Ouro, esta aventura de Astérix e Obélix envolvendo um concurso de bardos, foi disponibilizada em formato livro-disco em 1967, caindo depois no esquecimento. Surge agora recuperada e restaurada pelos colaboradores de Urdezo, que supervisionou o processo em finais de 2019.

O Menir de Ouro acompanha um concurso de canto de bardos gauleses, no qual Cacofonix decidiu participar e cujo prémio final é o Menir de Ouro. “Para o protegerem neste certame seguido de perto pelos romanos, Astérix e Obélix ficam encarregados de o acompanhar: eles não devem perder Cacofonix de vista, mesmo correndo o risco de… ficarem surdos!”

O álbum vai ficar disponível a 21 de outubro

Esta edição tem como ponto de partida as ilustrações digitalizadas a partir do livro-disco de 1967, que foram restauradas pelos colaboradores de Urdezo, num processo acompanhado de perto pelo mesmo. “O mais difícil foi sem dúvida eliminar a trama da impressão, preservando na íntegra os maravilhosos traços a tinta de Albert Uderzo. Efetuaram igualmente uma atualização e uma calibragem das cores fiel ao acabamento vintage original”, referiu a ASA, a editora responsável pela publicação das histórias de Astérix em Portugal, em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A publicação do livro será acompanhada por um áudio, que ficará disponível para ser descarregado a partir da internet.

“Escrita com a vivacidade narrativa de René Goscinny propositadamente para uma gravação áudio e ilustrada com a mestria gráfica de Albert Uderzo propositadamente para o livreto que acompanhava o disco, é uma verdadeira joia a redescobrir. Ela bem merecia ser valorizada, juntando-se a partir de agora à coleção de álbuns ilustrados de Astérix”, concluiu a ASA.

O álbum ilustrado de O Menir de Ouro terá sido um dos últimos projetos em que Urdezo participou. O ilustrador morreu de ataque cardíaco a 24 de março deste ano, aos 92 anos.

Morreu Albert Uderzo, o ilustrador de “Astérix”

Albert Uderzo criou Astérix — a história de uma irredutível aldeia de gauleses que conseguem evitar a conquista pelos romanos graças à poção mágica que o druida Panoramix prepara — em 1959, juntamente com o escritor e argumentista René Goscinny. Trabalhavam em conjunto na série durante cerca de 20 anos, até à morte de Goscinny, que morreu inesperadamente em novembro de 1977, aos 51 anos, de ataque cardíaco. O último álbum em que o argumentista participou, Astérix entre os Belgas, saiu em 1979. O último álbum que Uderzo ilustrou saiu em 2009.