O diretor executivo da Bial, António Portela, afirmou esta segunda-feira que, apesar da procura de medicamentos estar “estabilizada”, a farmacêutica mantém “um ritmo elevado” de produção por forma estar “preparada” para uma eventual segunda vaga da Covid-19.

“Neste momento, a procura de medicamentos está muito mais estabilizada, está até abaixo do que seria normal nesta altura do ano, obviamente porque as pessoas já compraram os medicamentos”, realçou, em declarações à Lusa, António Portela.

Apesar da procura de fármacos estar “estabilizada”, António Portela avançou que a Bial continua a manter “um ritmo elevado” de produção.

“Nós continuamos a trabalhar para garantir que temos stock suficiente, porque não sabemos como vai evoluir a situação e, se poderá, eventualmente, existir uma segunda vaga ou não, portanto temos de estar preparados”, considerou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Portela adiantou ainda que as medidas de segurança implementadas na farmacêutica têm “funcionado bem”.

Numa entrevista à agência Lusa, a 31 de março, António Portela avançou que durante o primeiro trimestre, a Bial produziu “mais 50%” do que o habitual e, a pedido do Infarmed, reforçou os stocks de antibióticos, por forma a criar “uma reserva nacional”.

O Infarmed pediu-nos, em geral, para reforçarmos os stocks e depois, especificamente, em alguns medicamentos. Nessa lista, pediram para reforçarmos os nossos antibióticos para criarem uma reserva nacional, caso existam falhas”, disse.

Com a “maioria” dos colaboradores em regime de teletrabalho e mais de 100 pessoas na empresa, nomeadamente da área da produção, qualidade e distribuição, a farmacêutica tem, apesar das “limitações”, assegurado que “os medicamentos chegam à população e às farmácias, seja em Portugal, França ou Itália”.

“As duas grandes preocupações que temos neste momento é mantermos as nossas pessoas seguras e protegidas e, a segunda, garantirmos que os nossos medicamentos chegam aos doentes que necessitam, estejam eles onde estiverem. Felizmente as coisas tem corrido bem apesar de todas as limitações”, assegurou.

Por forma a cumprir as indicações e medidas de prevenção das autoridades de saúde, a Bial contratou oito pessoas para “reforçar a produção e distribuição”, sendo que este reforço da equipa permite também “espaçar turnos” e evitar o surgimento de contaminação interna.