São precisas novas regras para hotéis, praias, piscinas e autocarros turísticos, disse Harry Theoharis, ministro do Turismo grego, ao britânico The Guardian. Esta segunda-feira, Theoharis junta-se aos seus homólogos da União Europeia para discutir o futuro do setor do turismo, numa altura em que a pandemia deixa milhões de pessoas em casa. Nessa reunião, Portugal será representado por Rita Marques, secretária de Estado do Turismo.

Medidas de saúde e de segurança, incluindo certificados de imunidade em relação à Covid-19, estão entre os tópicos mais importantes a serem debatidos esta segunda-feira, bem como a possibilidade de se fazerem controlos de temperatura e exames ao sangue aos passageiros, procedimentos a decorrerem antes dos voos.

Poder viajar vai agora exigir alterações — o verão que se avizinha será certamente muito diferente do de anos anteriores. “Se quisermos pensar na possibilidade de viajar este ano, isso só pode acontecer sob novas regras específicas”, comentou Theoharis.

A economia grega, à semelhança da portuguesa, está muito dependente do setor em questão. O ministro refere ao jornal que serão precisas “medidas temporárias” que façam sentido do ponto de vista económico. “Se, por exemplo, só puderem voar 10 dez pessoas num avião de maneira a ser seguro, então, é óbvio que não haverá voos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Globalmente, o turismo é um sectores mais afetados pela pandemia, com impacto previsto nas vidas de 75 milhões de pessoas. Theoharis prevê que o país pode ter “menos de um terço” do turismo face ao ano passado. Só em 2019, a Grécia recebeu 33 milhões de turistas, o que se traduziu em 18,2 mil milhões de euros.

“Quando a saúde e a segurança são tão importantes para viajantes em todo o mundo, a forma como o governo conseguiu manter os números baixos, penso, deu-nos uma vantagem competitiva. Vai ser difícil sobretudo para os grandes hotéis. Há muitas questões”, disse Tetradis, questionando-se sobre quantas pessoas poderão estar numa piscina ou em buffets. 

O ministro referiu ainda a possibilidade de o país abrir aos veraneantes em julho, mais tarde do que o habitual, mas a tempo de obter grande parte da receita.

Em comparação com outros países do velho continente, a Grécia adotou desde cedo medidas de restrição no combate ao coronavírus. Esta terça-feira é esperado que o primeiro-ministro grego fale à nação, anunciado um aligeirar das restrições.