A Associação de Promoção da Madeira aprovou esta segunda-feira o lançamento de um processo de certificação de “boas práticas na gestão de riscos biológicos”, numa tentativa de restituir a confiança aos turistas, informou a instituição.

Esta certificação terá uma abrangência às empresas do setor do turismo, como sejam hotéis, turismo rural e alojamento local, restaurantes, agências de viagens, animação turística e transporte de pessoas, rent-a-car e ainda escritórios ou outros estabelecimentos oficiais de turismo”, refere em comunicado.

A Associação de Promoção da Madeira (APM) sublinha que a iniciativa surge da necessidade de “reforçar a confiança dos viajantes”, na sequência das medidas de contenção da pandemia de Covid-19, que paralisou o setor turístico na Região Autónoma da Madeira, onde há registo de 86 casos de infeção pelo novo coronavírus, já com 34 doentes recuperados.

O projeto começa a ganhar forma ainda neste mês de abril e, no início de maio, está previsto um webinar [seminário online] dirigido aos associados, onde a APM irá apresentar o projeto, a forma de participação e ainda explicar como vai ser o processo de certificação”, lê-se no comunicado.

A associação sublinha que o processo de certificação deverá começar em julho e terá capacidade para certificar entre 150 a 160 empresas por mês.

No comunicado, o secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da APM, Eduardo Jesus, afirma que a “grande prioridade” do momento é “vencer o medo de viajar e recuperar a confiança do viajante”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A implementação de medidas que confiram conforto a quem viaja é fundamental para o restabelecimento do bem-estar de todos”, realça, reforçando que a APM pretende que a certificação constitua uma “vantagem competitiva” para os associados.

O processo será feito com o “máximo rigor e garantia de qualidade”, em parceria com o grupo SGS, que opera na área da inspeção, verificação, testes e certificação.

“O Grupo SGS é líder mundial na certificação de Sistemas de Gestão e acreditado em vários âmbitos pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação – no âmbito dos serviços de inspeção e auditoria a bens de consumo e estudos de mercado”, sublinha.

O “Grande Confinamento”, que decorre da pandemia de Covid-19, levou o Fundo Monetário Internacional (FMI) a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 3% em 2020, arrastada por uma contração de 5,9% nos Estados Unidos, de 7,5% na zona euro e de 5,2% no Japão.

Para Portugal, o FMI prevê uma recessão de 8% e uma taxa de desemprego de 13,9% em 2020.

Portugal contabiliza 928 mortos associados à Covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente a domingo, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).