O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, divulgou esta segunda-feira ter recebido um telefonema do seu homólogo angolano, João Lourenço, a felicitar a atuação das autoridades portuguesas no combate à propagação da Covid-19.

O Presidente João Lourenço telefonou ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, para o felicitar e ao Governo português, pela forma como tem sido gerida a pandemia de Covid-19 e como o povo português tem respeitado as orientações de precaução e confinamento, expressando a sua solidariedade”, lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

Na mesma nota esta segunda-feira divulgada pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, é referido que, “tal como o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o Presidente da República de Angola já tinha enviado no sábado uma mensagem de saudação pela comemoração do 25 de Abril”.

Face à pandemia de Covid-19, o Presidente da República decretou o estado de emergência, ouvido o Governo e com autorização do parlamento, que vigora em Portugal desde 19 de março e foi depois renovado duas vezes, até 2 de maio.

A pandemia de Covid-19 atingiu em 193 países e territórios, registando-se mais de 204 mil mortos e mais de 2,9 milhões de pessoas infetadas a nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP.

Em Portugal, morreram 903 pessoas num total de 23.864 confirmadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, uma cidade do centro da China.