Os programas da rádio de serviço público dirigidos a crianças e adolescentes, entre 2014 e 2018, não chegaram a 1% do total anual da programação, conclui um relatório da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), esta segunda-feira divulgado.

No relatório “Os Menores e a Rádio de Serviço Público”, a ERC faz um balanço da programação da Antena 1, da Antena 2 e da Antena 3, vocacionada para crianças a adolescentes, concluindo que estes programas surgem incluídos “maioritariamente nos macro-géneros” de entretenimento e cultura/conhecimento. “No período de 2014 a 2018, verifica-se que os programas dirigidos a crianças e adolescentes na rádio de serviço público não ultrapassa os 0,7% do total anual da programação”, conclui.

O regulador diz ainda que, em termos de duração média daqueles programas, o valor mais elevado foi registado na Antena 2 que, neste serviço de programas, tem um total de horas ocupado superior em mais de 131 horas, seguindo-se a Antena 3 (mais de 45 horas) e, por último, a Antena 1 (não ultrapassa as 11 horas).

A Antena 1 é a que possui mais programas”, acrescenta, especificando que estes programas que visam entreter “são tendencialmente” de menor duração e incluem concursos/jogos, humor e diversos.

Sem a presença do entretenimento, a Antena 2 transmite programas, quer com a função de formar do género educativo (Palavras de Bolso), quer de informar do género ciências e humanidades (Lilliput).

Diz ainda que a Antena 3 passou, em 2016, da emissão de dois programas para apenas um, e que este único programa não esteve presente no último ano de 2018, e ainda que a função de entreter é desempenhada pelo ‘infotainment’.

“Nas Antenas 1 e 3 surgem exclusivamente as funções de formar para programas que se classificam no género educativo”, diz ainda, concluindo que, de um modo geral, os vários programas “têm uma duração que não excede os cinco minutos, sendo tendencialmente mais curtos, com presença maioritária” nos dias de semana e no período da manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR