O Lar do Comércio de Matosinhos somou esta terça-feira mais uma morte por Covid-19 no mesmo dia em que o número de infetados subiu de 85 para 90, disse à Lusa fonte da Unidade de Saúde Local (ULS).

Sem revelar a idade nem o género de mais uma vítima mortal do novo coronavírus naquela instituição, a fonte da ULS confirmou, contudo, que a morte ocorreu no Lar do Comércio de Matosinhos.

Acrescentou a fonte ter, também, o “número de infetados subido de 85 para 90”.

Para além do óbito esta terça-feira registado, acrescentou a fonte, “quatro dos doentes foram conduzidos à ULS para serem reavaliados”, depois de “todos os infetados terem sido avaliados hoje, no lar, por equipas médicas da ULS”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vereador da Proteção Civil da Câmara de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, revelou na segunda-feira à Lusa que, “além dos 60 utentes positivos, havia 25 trabalhadores da instituição infetados”, não divulgando, contudo, o número de mortos por Covid-19 no Lar do Comércio de Matosinhos.

Também contactada pela Lusa, fonte da instituição não adiantou números atualizados depois de, na sexta-feira, ter dado conta de quatro mortes por Covid-19 e duas por causas então indeterminadas.

No domingo, os Bombeiros de Matosinhos, Unidade de Saúde Pública e Segurança Social procederam à separação dos utentes contagiados dos restantes, numa resposta a um pedido de auxílio dos próprios responsáveis da instituição.

Também no domingo, a assessora do Lar do Comércio anunciou a sua demissão do cargo, alegando ter havido “clara omissão, grave, de factos e números de infetados e mortes pela Covid 19, pela direção da instituição”.

Na sexta-feira anterior, Pedro Rodrigues admitira “um cenário de intervenção musculada” depois de se confirmar que “não tinham sido corrigidas falhas identificadas na semana anterior pelas autoridades de saúde”.

O lar foi já vistoriado pelas autoridades de saúde várias vezes, a última das quais no sábado, com o objetivo de avaliar medidas corretivas propostas em face da verificação do incumprimento das normas de seguranças, higienização e segregação dos utentes.

No mesmo dia, iniciaram funções no lar 17 trabalhadores destacados pela Segurança Social, no sentido de ajudar a corrigir as anomalias detetadas, mas havia défice persistente de pessoal, com 60 dos mais de 100 funcionários de ‘baixa’, segundo fonte da instituição.

A 21 de abril, à Lusa, a instituição reagiu à acusação de “omitir informação aos familiares dos idosos e de não cumprir os procedimentos de segurança para evitar o contágio”, considerando-as “difamatórias”.

A instituição, que conta atualmente com cerca de 240 residentes, para além dos utentes de Apoio Domiciliário e Centro de Dia – agora convertido também em serviço de apoio domiciliário -, argumentou então que “receber pedidos de informações diários e constantes por parte dos familiares torna-se, na maioria dos momentos, incompatível com a árdua tarefa de cuidar de tantas pessoas, tão dependentes, ao mesmo tempo que tantas outras exigências são impostas, a cada minuto”.

O primeiro caso positivo foi detetado no Lar do Comércio de Matosinhos em 12 de abril.

Segundo o relatório de situação esta terça-feira divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o concelho de Matosinhos mantém o número de infetados (1.017) verificado na segunda-feira.

Portugal contabiliza 948 mortos associados à Covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia divulgado esta terça-feira.