Desde o início do confinamento devido à Covid-19 que todos os dias há festa com hora marcada na Praceta do Flamingo, em Alcochete. Entre as 19h e as 20h45, moradores juntam-se entre varandas em momentos de convívio possível através da música. Esta terça-feira não foi exceção e a reunião teve contornos especiais: Bernardo, nascido no domingo, chegou ao largo pela primeira vez e foi surpreendido com uma festa organizada por vizinhos.

Peluches e balões de todas as cores decoraram as janelas, músicas infantis preencheram o cenário e até os bombeiros voluntários de Alcochete aderiram, com sirenes ligadas e voltas ao centro da praça, onde estava uma faixa a receber o bebé: “Bem-vindo Bernardo”. A surpresa, essa, foi combinada pelos outros moradores através de mensagens trocadas pelo Facebook, sem os pais (e Bernardo, claro) saberem.

Vizinhos e bombeiros aplaudem chegada do bebé Bernardo

Vizinhos e bombeiros aplaudem chegada do bebé Bernardo

Diogo Mourão, um dos primeiros organizadores da festa-surpresa, conta ao Observador que todo o processo de organização e decoração foi em “contra-relógio” e que, no fim, a mãe de Bernardo mostrou-se “muito comovida”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A praça dos Flamingos foi ‘invadida’ por balões para receber o bebé Bernardo

Bombeiros dão as boas-vindas ao bebé.

Um grupo de moradores unido – e um vizinho do contra

O “Alcochete a cantar na luta contra a Covid-19” nasceu na primeira noite de aplausos aos profissionais de saúde portugueses na linha de combate contra a doença.

Desde aí que os vizinhos da Praceta dos Flamingos se juntam para ouvir música: de Queen a Xutos e Pontapés, passando pelo fado, já se ouviu de tudo um pouco no largo.

“São criadas listas através do grupo de Facebook com pedidos de música, quase como uma rádio de discos pedidos”, explica ao Observador Filipe Macedo, um dos moradores.

Mas nem toda a gente gosta destes momentos. Filipe conta que, “infelizmente, pelo menos um vizinho fazia constantemente queixa do barulho” à GNR, que todas as noites se deslocava à praça para acabar com a festa.

Com o aumentar das reclamações sobre o ruído durante a noite, a Câmara Municipal de Alcochete decretou a legalidade de atividades como as da Praceta e as festas no largo do Flamingo puderam continuar.

O vizinho de Bernardo espera agora que o bebé se possa juntar às varandas para os momentos de convívio e que, daqui a alguns uns meses, a música nas varandas dê lugar a uma churrascada, quando for possível fazê-la em segurança.

5 fotos