A carroçaria mais familiar e versátil do Audi A6 vai passar a propor uma motorização híbrida plug-in, sinónimo de consumos mais contidos e emissões a condizer. O novo A6 Avant 55 TFSIe quattro, que chega a Portugal no Verão, vem aumentar a família de modelos mais “verdes” da Audi, recorrendo aos mesmos argumentos que a Limousine já esgrime, sendo de esperar que num futuro próximo também a carrinha irá propor uma gama similar à berlina, com o 50 TFSIe quattro com 299 cv (67.407€) a assumir-se como uma alternativa mais acessível face ao 55 TFSIe quattro com 367 cv (76.005€). Os preços para a nova versão ainda não foram anunciados mas, ao que o Observador apurou, o novo A6 Avant TFSIe quattro deverá custar aproximadamente mais 2500€ que o Limousine equivalente.

O conjunto motopropulsor é o mesmo que já equipa também a versão PHEV do A7 Sportback, combinando o já conhecido 2.0 TFSI de 252 cv com uma unidade eléctrica de 143 cv, caixa automática de sete velocidades e uma bateria com 14,1 kWh de capacidade, cuja operação de recarga se processa em 2h30 numa tomada de 7,4 kW. Contudo, como os acumuladores se situam na parte de trás do veículo, acabam por “roubar” espaço e, assim, reduzir o volume da bagageira – a volumetria baixa de 565 para 405 litros, podendo atingir os 1535 litros mediante o rebatimento do banco traseiro.

O novo A6 55 Avant TFSIe quattro anuncia uma potência combinada de 367 cv (270 kW) e 500 Nm de binário máximo logo a partir das 1250 rpm, com a vantagem de percorrer 51 km em modo exclusivamente eléctrico, de acordo com o protocolo de medição WLTP. Isto permite-lhe anunciar um consumo combinado de combustível entre 2,1 e 1,9 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 de 48-44 g/km. A futura versão Avant 50 TFSIe quattro recorre à mesma mecânica, mas o motor eléctrico vê os seus 143 cv modulados para fornecer menos 68 cv quando o motor sobrealimentado a gasolina estiver no regime de potência máxima, criando assim uma diferença para a versão mais possante com recurso à electrónica.

Face a outras propostas da gama, a vantagem deste PHEV Avant 55 TFSIe quattro reside no equipamento, que passa a integrar de série vários itens que são opcionais noutros elementos da família A6, nomeadamente a suspensão desportiva. Esteticamente, o destaque vai para o pack S line, o pacote negro, as jantes de 19 polegadas, pinças de travão vermelhas e faróis Matrix LED. No interior, além de bancos desportivos, o condutor conta com o Audi virtual cockpit e o sistema de infoentretenimento de topo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR