Melhorar o diagnóstico e tratamento da lesão do tecido cardíaco em doentes com o novo coronavírus é o objetivo de um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que pretende “conseguir esclarecer de que forma é que o novo coronavírus influencia a função cardíaca nos casos mais graves da doença”.

“Queremos perceber se o vírus infeta o tecido cardíaco e como é que o coração é atingido pela ativação inflamatória sistémica exagerada”, explica o investigador Francisco Vasques-Nóvoa, em comunicado. Além da resposta a estas duas questões, o grupo de investigadores espera também identificar quais os fatores de suscetibilidade que contribuem para o desenvolvimento da disfunção cardíaca em resposta à Covid-19.

Segundo o coordenador do projeto, Roberto Roncon de Albuquerque, a lesão de tecido cardíaco é frequente em doentes infetados, no entanto, “os mecanismos, a abordagem diagnóstica e um possível tratamento permanecem amplamente desconhecidos”.

Para obter novas respostas no combate à pandemia, os investigadores e docentes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto irão estudar e acompanhar um grupo de doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Universitário de São João por um período aproximado de 3 meses.

Com um financiamento de 30 mil euros, este é um dos 66 projetos que será apoiado pela linha de apoio à investigação e desenvolvimento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), criada com o objetivo de melhorar a resposta do Serviço Nacional de Saúde no combate à pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR