O Tribunal de Coimbra determina esta quarta-feira a sentença de um homem de 49 anos acusado de matar um antigo amigo com recurso a uma navalha, no concelho de Oliveira do Hospital, em agosto de 2019.

O homem, residente na Lajeosa, concelho de Oliveira do Hospital, tinha sido amigo durante mais de 20 anos da vítima, tendo-se desentendido por o arguido passar com o seu rebanho de ovelhas nas propriedades do ofendido, refere o Ministério Público (MP), na acusação a que agência Lusa teve acesso.

“A partir desse momento, a relação entre ambos tornou-se instável, havendo alturas em que se davam bem e outras em que discutiam, ameaçando-se mutuamente de morte”, notou o MP.

De acordo com a acusação, em 29 de agosto de 2019, a vítima contactou o arguido e terão reatado a amizade, sendo que este deslocou-se ao exterior da residência do ofendido, com um garrafão de cinco litros de vinho tinto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os homens ficaram a conversar e, já depois da meia-noite, exaltaram-se e o arguido retirou do bolso uma navalha e desferiu um golpe no pescoço da vítima, que, “a sangrar abundantemente, refugiou-se para a sua casa”, onde desmaiou e veio a falecer, relata o Ministério Público.

Segundo o MP, posteriormente, o arguido ligou para o 112 e para o posto da GNR, dando conta de que tinha matado o ofendido.

A leitura da sentença está agendada para as 14h.