As medidas de confinamento e outras consequências da pandemia de Covid-19 podem originar milhões de gravidezes não desejadas, devido à dificuldade de muitas mulheres em aceder a métodos contracetivos, alertou esta quarta-feira a Organização das Nações Unidas (ONU).

Um período de seis meses em confinamento e dificuldades em aceder a serviços de saúde pode deixar 47 milhões de mulheres de países em desenvolvimento sem métodos de planificação familiar, de acordo com cálculos do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A UNFPA aponta para um resultado de cerca de sete milhões de gravidezes não desejadas e avisa também para um grande aumento da violência de género, com quase 31 milhões de casos adicionais resultantes do surto do novo coronavírus.

O estudo informa que a crise pode igualmente atrasar programas contra a mutilação genital feminina e aumentar o número de matrimónios adolescentes, devido a dificuldades económicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estes novos dados mostram o impacto catastrófico que a Covid-19 pode ter em mulheres e crianças de todo o mundo”, disse a diretora-executiva da UNFPA, Natalia Kanem, em comunicado.

Segundo a ONU, o aumento da violência de género já se verifica em todo o mundo, com mais denúncias na justiça e maior fluxo de chamadas nas linhas de apoio às vítimas. A UNFPA adverte que as medidas de confinamento deixaram muitas mulheres fechadas em casa com os agressores, sem acesso a espaços seguros.

A saúde reprodutiva e os direitos das mulheres devem salvaguardar-se a todo o custo“, defendeu Natalia Kanem, que sublinhou a importância de que todos os serviços continuem ativos e de dar apoio às mulheres mais vulneráveis.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 214 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 840 mil doentes foram considerados curados.