Apesar de mais de três milhões de pessoas terem sido infetadas com o novo coronavírus no mundo inteiro, existem pelo menos 33 territórios que resistem à pandemia. Segundo a Reuters, nações como a União das Comores, um arquipélago ao largo do continente africano, localizado perto de Madagáscar, o Reino do Lesoto, na África Meridional, o Tajiquistão, o Turquemenistão e algumas pequenas ilhas do Pacífico, como Nauru, Quiribáti ou as Ilhas Salomão, alegam não terem qualquer caso confirmado de Covid-19.

Tratam-se na sua maioria de territórios com uma população muito reduzida e de difícil acesso (geralmente ilhas). Por exemplo, o Reino do Lesotho é um dos três estados independentes cujo território está rodeado por uma de outra nação (neste caso, a África do Sul), à semelhança do que acontece com o Vaticano e San Marino. Tem pouco mais de dois milhões de habitantes. Em Quiribáti, vivem pouco mais de 110 mil pessoas, espalhadas por 33 ilhas dispersas por uma vasta área do Oceano Pacífico. Quiribáti é o único país do mundo com territórios nos quatro hemisférios da Terra.

Os dados recolhidos pela agência de notícias apontam que, a 20 deste mês de abril, 214 dos 247 países ou territórios reconhecidos pelas Nações Unidas tinham, pelo menos, um caso de infeção confirmado. Pela mesma altura, destes mesmos 214 países ou territórios, 166 tinham registado pelo menos uma vítima mortal pelo novo coronavírus.

De acordo com a Johns Hopkins University, são, pelo menos, 3.204.705 as pessoas infetadas com o vírus. Os Estados Unidos da América permanecem o país mais afetado pela pandemia, com 1.040.488 casos confirmados esta quinta-feira de manhã.

A inexistência de casos confirmados não significa, contudo, que o coronavírus não tenha chegado a estes territórios. Como aponta a Reuters, a Coreia do Norte anunciou que não tinha nenhum infetado, mas as zonas fronteiriças da China, Rússia e Coreia do Sul registaram níveis elevados de contágio, o que indica que os números divulgados poderão não estar corretos.

Pelo menos cinco países ou regiões terão conseguido erradicar o surto. São eles: Anguilla, Gronelândia, as ilhas de São Bartolomeu e Santa Lúcia e o Iémen. Neste último foram confirmados apenas seis casos de Covid-19. Segundo a John Hopkins, existem 983.547 doentes recuperados no mundo inteiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR