As previsões avançadas pelos analistas de Wall Street, para os resultados da Tesla no primeiro trimestre do ano, apontavam para uma facturação na casa dos 6,113 mil milhões de dólares e prejuízos da ordem dos 0,32 dólares por acção. O que se compreende, pois os primeiros três meses de 2020 incluíram um mês mau, Fevereiro, e outro péssimo, Março.

Mas com as vendas dos veículos eléctricos a caírem menos do que as dos modelos com motores de combustão, a Tesla conseguiu surpreender os mercados. Não em termos da facturação, que se cifrou em 5,985 mil milhões de dólares, mas sim em matéria de resultados, defraudando os que nas vésperas anteciparam prejuízos. Pelo contrário, o fabricante apresentou lucros, pagando 0,09 dólares por acção.

A cotação da empresa subiu 3%, apesar dos magros lucros, com a comunicação do construtor aos accionistas a chamar a atenção para as importantes reservas de 8000 milhões de dólares. Em termos práticos, os lucros brutos atingiram 1234 milhões de dólares, ligeiramente abaixo dos 1394 milhões do 4º trimestre de 2019, mas acima dos dois trimestres anteriores. O sector automóvel permitiu à Tesla uma margem bruta de 25,5%, a maior da história do construtor, que nos quatro trimestres de 2019 alcançou margens de 22,5%, 22,8%, 18,9% e 20,2%.

Paralelamente, a Tesla aproveitou a oportunidade para anunciar que atrasou o camião Semi mais uns meses, passando a estar agendado para 2021 (o que representa agora um atraso total de dois anos). Mas esta má notícia foi compensada com três outras, a começar pelo ultrapassar da venda da 100.000ª unidade da Powerwall, os packs de baterias estacionárias domésticas e para zonas comerciais destinados a armazenar energia quando ela é mais barata ou proveniente de fontes renováveis, tipo painéis fotovoltaicos.

Para além disso, o Model S Long Range vai aumentar a autonomia e passar a anunciar 400 milhas, cerca de 644 km, enquanto a futura Gigafactory para a Cybertruck verá ser anunciado em Maio a localização onde vai ser erigida, esperando-se um local algures no coração dos EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR