A Câmara de Mafra anunciou que vai reabrir na segunda-feira alguns espaços e serviços municipais, como a Loja do Cidadão e os balcões de atendimento ao público dos Paços do Concelho, que tinham sido encerrados devido à pandemia.

Em comunicado, este município do distrito de Lisboa divulgou que, a partir de segunda-feira, reabrem os balcões de atendimento dos Paços do Concelho, a Loja do Cidadão, as bibliotecas municipais, o Jardim do Cerco, a feira mensal de Mafra e as feiras de artesanato e produtos regionais.

A Loja do Cidadão vai funcionar apenas por marcação prévia, enquanto as bibliotecas municipais têm apenas disponível o serviço de empréstimo domiciliário, sem permitir a permanência de leitura presencial.

O Cemitério Municipal de Mafra reabre este domingo, mas mantém-se encerrada a Casa Mortuária e capelas.

A autarquia vai “proceder à adequação gradual do funcionamento de instalações e serviços municipais, assegurando a continuada adoção de medidas que promovam a redução do risco de transmissão individual da covid-19”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos espaços e serviços que agora reabrem, é obrigatório o uso de máscara para trabalhadores e utentes.

Mafra regista 99 casos de infeção confirmados, dos quais 36 permanecem ativos, 54 estão recuperados e nove morreram.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 235 mil mortos e infetou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.007 pessoas das 25.351 confirmadas como infetadas, e há 1.647 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Portugal termina hoje o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou a passagem para situação de calamidade a partir das 00:00 de domingo.

Devido ao fim de semana prolongado por causa do feriado do dia do Trabalhador, o Governo proibiu as deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.