Depois de na semana passada terem sido permitidas as saídas das crianças até aos 14 anos, este sábado chegou finalmente a hora de a restante população espanhola poder sair à rua, para passear ou fazer exercício físico — para já ainda com rigorosas regras e horários a cumprir.

Das 6h às 10h podem sair de casa os maiores de 14 anos; das 10h ao meio-dia só devem andar nas ruas os idosos acima dos 70 ou outros cidadãos dependentes; entre as 12h e as 19h podem permanecer lá fora, mas nunca por períodos superiores a uma hora, as crianças com menos de 14, acompanhadas por um adulto responsável; das 19h às 20h podem regressar os idosos; e o horário das 20h às 23h está reservado para os cidadãos acima dos 14 anos.

O horário, elaborado e divulgado pelo ministério da Saúde espanhol, é detalhado a este ponto. Porque o mais provável seria que não bastasse, o primeiro-ministro Pedro Sanchéz pediu ainda “prudência e responsabilidade” aos cidadãos, logo às primeiras horas da manhã deste sábado. De pouco serviu.

Pelo menos em Madrid, onde, revela o El Mundo, a polícia municipal teve de dispersar centenas de pessoas que passeavam, corriam ou andavam de bicicleta nos parques e zonas verdes da cidade em que, por ordem municipal, ainda é proibido circular, o regresso à nova normalidade foi uma confusão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi um caos, os cidadãos saltaram as barreiras e entraram no parque de Madrid Río e pela Casa de Campo sem fazer caso das nossas instruções”, queixou-se uma agente de autoridade que, como outros, revelou ao jornal que os madrilenos saíram à rua em peso e sem observar a distância mínima de segurança.

“Os cidadãos não mantiveram a mais pequena distância, mas não pudemos fazer outra coisa senão avisá-los através do altifalante para se separarem”, confirmou outro agente.

Os horários indicativos para cada faixa etária também não terão sido cumpridos por grande parte da população, queixou-se ainda um outro polícia, destacado no parque de Madrid Río, junto ao Manzanares: “São 10h40 e isto está cheio de gente jovem, não sabem ou não querem saber que só se pode passear até às 10h”.

O conhecido ator Antonio Banderas, de 59 anos, também saiu à rua este sábado e escreveu sobre isso na sua conta de Twitter — ainda dentro do horário permitido. “Primeira saída para correr depois do confinamento. Primeiro encontro, paparazzi sem máscara a porem-me as câmaras na cara. Vou continuar confinado.”