A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, lamentou na sexta-feira à noite a morte do cônsul honorário de Portugal na cidade brasileira de Campinas, João António Serra, considerando que “é uma perda irreparável”.

“O seu falecimento representa uma perda irreparável. Sendo importante honrar e preservar a sua memória”, afirma Berta Nunes em comunicado, dirigindo “uma mensagem de sentidas condolências à família, aos amigos e à comunidade portuguesa, que de forma exemplar serviu”.

A secretária de Estado das Comunidades diz que foi com “sentido pesar e consternação” que tomou conhecimento do falecimento de João António Serra, que morreu na quinta-feira aos 87 anos, após vários problemas de saúde, segundo a Embaixada de Portugal em Brasília.

Neste momento de dor, quero deixar registo do profundo reconhecimento, meu e do Governo português, pela sua grande humanidade, dedicação e pelos relevantes serviços que durante mais de 30 anos prestou ao Estado Português e à comunidade luso-brasileira na região de Campinas e no Brasil”, sublinha Beta Nunes.

João António Serra, que nasceu em 1932, na Beira, em Moçambique, completava 88 anos este mês. Após a independência, emigrou com mulher e filhos para o Brasil, onde acabou por se fixar em Campinas. Era Cônsul Honorário de Portugal naquela cidade desde 1987.

Numa nota de pesar publicada nas redes sociais na quinta-feira, o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, prestou condolências à família do cônsul, salientando a sua “dedicação e trabalho prestados, durante mais de trinta anos de serviço ininterrupto à comunidade luso-brasileira e a Portugal”

“Neste momento de pesar para a comunidade portuguesa em Campinas, venho expressar, em meu nome pessoal e em nome do Estado Português, as mais sinceras condolências, que sentidamente transmito à família do falecido Cônsul Honorário de Portugal naquela cidade, João António Serra”, escreveu Jorge Cabral na rede social Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR