Um novo caso de contágio de covid-19 foi registado este sábado no lar do Nordeste, nos Açores, disse o responsável pela Autoridade Regional de Saúde, Tiago Lopes, admitindo o aparecimento de novos casos, relacionados com este equipamento, nos próximos dias.

Tiago Lopes, que falava no ‘briefing’ de sábado sobre a pandemia da covid-19, em Angra do Heroísmo, adiantou que se trata de uma mulher de 87 anos, tendo adiantado que os casos registados nos últimos dias “não deixam satisfeita” a Autoridade de Saúde, embora “não sejam surpreendentes”.

Para o também diretor regional da Saúde, apesar dos casos de infeção registados no lar do Nordeste, foi possível evitar a contaminação a nível comunitário. O registo do primeiro caso no lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste foi o de uma utente de 88 anos, que contraiu a infeção numa ida ao Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, através de contacto com uma profissional de saúde.

O Governo dos Açores tinha anunciado que, na segunda-feira, iriam ser levantadas as cercas sanitárias em vigor nos seis concelhos da ilha de São Miguel.

Contudo, após serem divulgados os quatro novos casos de covid-19 naquele lar do Nordeste, na sexta-feira, o Conselho do Governo dos Açores decidiu prorrogar a declaração do estado de calamidade pública, naquele concelho, e a sua cerca sanitária das 00:00 de segunda-feira até às 00:00 de 18 de maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de “continuarem a não existir quaisquer evidências de contágio comunitário no Nordeste, e de a cadeia de transmissão estar restrita” à já referida estrutura residencial, esta é a “abordagem preventiva, mais segura e rigorosa quanto à presente situação neste concelho”, indicou o Conselho do Governo, em comunicado.

Tiago Lopes referiu, num outro plano, que o sistema regional de saúde vai ter “longos dias e meses a preparar uma eventual segunda vaga”, tendo admitido a contratação de mais profissionais de saúde para “colmatar as lacunas” sentidas no combate à pandemia, nesta fase.

Questionado sobre a promoção de um regresso aos Açores de estudantes deslocados no continente, Tiago Lopes declarou que, “apesar do alívio das medidas no território continental, continua-se em fase de mitigação”, e os casos continuam a surgir.

O responsável pela Autoridade Regional de Saúde referiu que, dos 1016 casos que aguardavam resultados, 410 foram negativos e 606 aguardam por colheita de amostra ou análise laboratorial. Até às 00:00 de sábado, deram entrada 194 novos casos. Deste total, 37 registaram resultados negativos, enquanto os restantes aguardam por colheita ou análise laboratorial. Registaram-se, até ao momento, 763 casos positivos na região, enquanto as vigilâncias ativas atingem as 2291 pessoas, e os internados nas unidades de saúde da região são 31.

Existem ainda 48 utentes em contexto domiciliário, enquanto os óbitos são 14, todos na ilha de São Miguel.