A Lamborghini anunciou que vai retomar a actividade fabril nesta segunda-feira, 4 de Maio. Apenas três dias depois de reiniciar a produção, a 7 de Maio, será revelado um novo modelo acerca do qual o construtor de Sant’Agata Bolognese não fornece qualquer dado, nem sequer oferece pistas. As duas novidades são veiculadas no mesmo comunicado à imprensa, onde o construtor italiano prefere colocar a tónica no regresso seguro à produção, ao invés de avançar quaisquer detalhes acerca do desportivo que está a caminho.

Estamos prontos para recomeçar com muita energia, mas também com protocolos rigorosos para salvaguardar aquilo que é o mais importante para nós: a segurança dos nossos trabalhadores. Foi por essa razão que fomos o primeiro fabricante italiano de automóveis a fechar e, nesta nova fase de recuperação, essa continua a ser a nossa prioridade. Até porque ainda não vencemos a batalha contra a Covid-19”, realça o presidente e CEO da Lamborghini, Stefano Domenicali.

Stefano Domenicali

O mesmo responsável salienta que haverá uma monitorização sistemática da propagação do coronavírus, garantindo que a empresa estará a postos para, a qualquer momento, ajustar os protocolos de segurança, se forem emitidas novas directrizes nesse sentido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de ter alcançado em 2019 os melhores resultados de sempre da sua história, principalmente graças ao “fenómeno” Urus, as contas da Lamborghini poderiam ter sido contagiadas pela Covid-19, tal como aconteceu à maioria dos fabricantes. No entanto, Domenicali esclarece que, “apesar da situação”, a marca fechou o primeiro trimestre de 2020 com resultados positivos. “Partindo dessa base, queremos garantir que rapidamente recuperaremos a nossa posição de liderança, entregando os nossos veículos mal os diferentes concessionários espalhados por todo o mundo retomem o negócio”.

Tendo isso em vista, é o próprio CEO quem agenda, para o próximo dia 7, a apresentação virtual de um novo modelo, para “completar a gama” e “continuar a alimentar os sonhos dos fãs e clientes” da Lamborghini.

À falta de mais dados, não nos resta outra hipótese senão a de elencar possibilidades. Poderá tratar-se da versão mais desportiva do Urus, o Urus ST-X, ou o Lamborghini Huracán STO (abreviação de Super Trofeo Omologato), uma variante mais radical do Huracán EVO. Finalmente, é menos provável (mas, ainda assim, possível) que seja uma versão para uso exclusivo em pista do Aventador, cujo desenvolvimento está a cargo da Lamborghini Squadra Corse.