A gigante farmacêutica suíça Roche recebeu, por parte das autoridades dos EUA, uma autorização para uso de emergência de um teste que tenta confirmar rapidamente se uma pessoa esteve infetada e se desenvolveu anticorpos para a Covid-19. A Roche indicou que espera em junho estar a produzir largas dezenas de milhões de testes, por mês.

Uma autorização de emergência por parte da Food and Drug Administration (FDA) não equivale a uma aprovação formal a um medicamento, mas em casos de emergência sanitária podem autorizar-se certos medicamentos para utilização na população. Será o caso destes testes que podem ajudar na reabertura das economias, um pouco por todo o mundo, nota o The Guardian, que cita comunicado da Roche.

A farmacêutica suíça também está a produzir um outro tipo de testes, kits para detetar infeções por Covid-19, ao nível molecular. Mas estes testes imunológicos, chamados Elecsys Anti-SARS-CoV-2, terão, segundo a empresa, uma taxa de sensibilidade de 100%, podendo ser muito úteis para perceber se uma pessoa está imunizada por ter estado exposta ao vírus, com ou sem consciência disso.

Os testes da Roche juntam-se aos da DiaSorin e da Abbot, que também recebeu o mesmo tipo de autorização nos EUA. No teste da Roche, não basta uma picada no dedo – a empresa criticou alguns, da concorrência, que garantem eficácia apenas com esse método: é necessário fazer uma colheita de sangue.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR