E se, ao encomendar o seu almoço, encomendasse outro que é entregue a quem mais precisa? Esta foi a ideia da EatTasty, uma startup portuguesa de entrega de almoços, que lançou recentemente o “menu solidário”. Objetivo: ajudar as pessoas em situação de sem-abrigo na zona de Lisboa. Por a 4,99 euros, esta empresa permite que encomende uma refeição, que será depois distribuída a pessoas atualmente instaladas nos albergues oficiais da Câmara Municipal de Lisboa.

Para fazer este pedido basta aceder à página da plataforma como se fosse encomendar almoço para si. Depois, deve escolher a opção “menu solidário” na página, pagar e já está. Este menu inclui uma refeição e uma sopa e todas as refeições encomendas até às 12h são entregues no próprio dia. A EatTasty afirma, em comunicado, que esta iniciativa “veio para ficar”.

A empresa conta que este projeto tem como objetivo “combater a tendência crescente da fome em momentos de crise” e diz que a ação permite “reforçar o apoio aos parceiros da EatTasty, através de um incremento do número de refeições encomendadas aos restaurantes e ainda a contratação de uma rota complementar a alguns dos estafetas”.

Lisboa abre quinto centro de acolhimento de emergência para sem-abrigo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde 26 de março, quando começou a fazer esta doações, a startup de entrega de comida revela que já distribuiu mais de de 5.500 refeições a pessoas em situação de sem-abrigo através de duas associações em Lisboa, a ReFood e a Comunidade Vida e Paz (além da Câmara Municipal). Atualmente, a empresa afirma que faz mais de 100 refeições por dia, tendo, por isso, criado este menu solidário.

A 16 de março, com a entrada no Estado de Emergência, a EatTasty expandiu o raio de entregas para Lisboa, Amadora, Oeiras e Sintra e passou a fazer entregas ao domicilio (antes, só fazia no local de trabalho). A startup permite encomendar almoços feitos no próprio dia e aceita pedidos apenas até às 11h50. Todos os pratos são confecionados diariamente com “ingredientes frescos” e a comida é entregue “ainda quente”, diz a empresa.

EatTasty chega à margem Sul e entrega almoços em casa em Almada

A EatTasty tem uma equipa de mais de 30 pessoas, distribuídas pelos escritórios de Vila Nova de Famalicão, Lisboa e Madrid. Desde 2016, a startup já recebeu 2,1 milhões de euros em investimento. Só em 2019 recebeu um total de 1,7 milhões de euros em duas rondas de investimento,a 26 de julho e 2 de dezembro. A portuguesa Indico Capital Partners liderou uma ronda de 1,1 milhões de euros e a PME Investimentos injetou mais tarde cerca de 650 mil euros. No campeonato da entrega de refeições ao domicílio, concorre com empresas como a Glovo, a NoMenu e a UberEats.