Depois de integrar uma plataforma mundial, em inglês, que junta milhares de fact checkers num banco comum, o Observador irá também agora fazer parte do projeto Corona Verificado, uma base de dados de fact checks em língua portuguesa. A plataforma é gerida pela Agência Lupa e integra fact checks de 34 órgãos de verificação de factos de 18 países ibero-americanos. O Observador contribui com dezenas de fact checks para os mais de dois mil artigos de verificação de factos que compõem a plataforma lançada esta terça-feira, dia em que é comemorado o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Parte da nova base de fact checks, onde estão os fact checks do Observador e de mais 33 órgãos de informação de 18 países

O Observador já está na luta contra a desinformação no Covid-19 (e outras áreas) em várias frentes: numa parceria com o Facebook desde abril de 2019 para combater a desinformação nesta rede social;  numa parceria com o IFCN (Rede Internacional de Fact Checks), desde abril numa aliança de fact-checkers  contra a desinformação sobre coronavírus, chamada #CoronaVirusFactsAlliance; no WhatsApp através de um “bot” criado para o efeito desde segunda-feira; e, agora, também através do Corona Verificado. A atualização da base de fact checks será feita diariamente enquanto durar a declaração de pandemia por parte da Organização Mundial de Saúde.

Esta nova plataforma, além da Agência Lupa (do grupo da Folha de São Paulo), conta ainda com o Aos Fatos e com o Estadão Verifica, unidade de fact-checking do jornal O Estado de São Paulo. Em Portugal, além do Observador, a plataforma inclui o Polígrafo.  Os restantes membros são verificadores de factos latino-americanos e dois órgãos espanhóis (a Maldita e a Newtral). Neste caso, os conteúdos foram traduzidos (do espanhol) a partir da plataforma LatamChequea Coronavírus, uma plataforma similar, lançada em abril, mas em espanhol. Em breve, alguns conteúdos do Observador também serão traduzidos para espanhol para integrar essa mesma base de dados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do Corona Verificado fazem ainda parte a AFP Factual e a Salud con Lupa, presentes em vários países da América, a Bolivia Verifica, da Bolívia, a Mala Espina Check, do Chile, La Silla Vacía e ColombiaCheck, da Colêmbia, #NoComaCuento (La Nación) e La Voz de Guanacaste, da Costa Rica, Periodismo de Barrio e El Toque, de Cuba, Ecuador Chequea e GK, do Equador, a Agencia Ocote, da Guatemala, Animal Político e Verificado, do México, Despacho 505, da Nicaragua, El Surtidor, do Paraguay, Convoca, OjoPúblico e Verificador (La República), do Peru, Poletika RD, da República Dominicana, UyCheck, do Uruguay e Cotejo.info, Efecto Cocuyoy e EsPaja, da Venezuela.

Fact Check. Observador adere a rede mundial que combate desinformação sobre coronavírus