A Misericórdia da Figueira da Foz disponibiliza a partir desta terça-feira uma grua com plataforma elevatória, para que os familiares dos seus utentes possam falar com os idosos junto às varandas dos lares, segundo fonte da instituição.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim de Sousa, provedor da Misericórdia – Obra da Figueira (MOF), revelou que se inspirou numa iniciativa de uma empresa de Bruxelas, “que, ao ficar sem trabalho, passou a prestar esse serviço pago às famílias”.

Aqui, é gratuito, mas por marcação prévia. A grua foi-nos cedida também gratuitamente por uma empresa, não é alugada”, explicou Joaquim de Sousa.

Esta terça-feira, durante a manhã, a grua está localizada no largo exterior, em frente ao edifício principal da instituição, onde funciona o lar de Santo António. A plataforma elevatória, que comporta o máximo de duas pessoas de cada vez, sobe à altura do primeiro andar “e fica a dois metros da varanda”, observando assim uma “distância de segurança” no contacto entre familiares e idosos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António visitou na manhã desta terça-feira, pelas 11h, a mãe, utente do lar de Santo António, que já não via há dois meses devido ao cancelamento das visitas aos lares imposto pelo governo. “Todos os profissionais que aqui trabalham merecem os meus parabéns e o meu muito obrigado” pela iniciativa, disse António em entrevista à RTP.

De tarde, entre as 15h e as 16h30, a plataforma elevatória vai mudar-se para o interior das instalações da MOF, em frente ao lar Silva Soares, repetindo-se o procedimento junto às varandas dos primeiro e segundo andares do edifício.

Os utentes vão poder falar diretamente e presencialmente com os familiares a dois metros de distância”, reafirmou Joaquim de Sousa, frisando que a medida visa “repor o contacto possível” entre idosos e famílias, já que as visitas foram suspensas há cerca de um mês e meio, desde meados de março, devido ao novo coronavírus.

O provedor da Misericórdia – Obra da Figueira disse ainda que os familiares “já começaram a ser contactados” sobre esta iniciativa da instituição de solidariedade social, enfatizando que a utilização do novo sistema “obriga a marcação prévia”.

A Misericórdia da Figueira da Foz possui dois lares de idosos, com cerca de 150 utentes, um lar de raparigas e uma creche e jardim de infância, esta última encerrada face à pandemia de Covid-19, para além de um centro de dia e outros equipamentos.