A TAP planeia retomar os voos para o Brasil no dia 18 de maio, data a partir do qual estão previstos três voos semanais — dois para S. Paulo e um para o Rio de Janeiro até ao final do mesmo mês. Já para para os quatro destinos nos Estados Unidos para os quais a companhia voa ainda não há nada anunciado. O calendário disponibilizado no site com o retorno da oferta nem sequer refere destinos em África. Há muitas rotas onde ainda existem restrições legais ou a imposição de quarentena a quem chega de fora.

O regresso da operação comercial deverá começar na Europa, mais precisamente com voos para a Paris e Londres, como já tinha anunciado o presidente não executivo da TAP, Miguel Frasquilho no Parlamento e já a partir desta semana, 5 de maio, com dois voos semanais para as capitais do Reino Unido e de França. Mas a realização destes primeiros voos pós período de emergência vai depender da procura.

De acordo com um despacho publicadao este fim de semana, o número de passageiros dos aviões de voos comerciais estão limitados a dois terços da capacidade total do aparelho. Durante o pico das restrições causadas pela pandemia do Covid-19 a TAP operava apenas sete voos por semana, todos para as ilhas.

Todas as partidas internacionais programadas para maio têm como origem Lisboa e o plano de retoma de voos que gerou já um forte protesto por parte do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Em relação ao Porto, fonte oficial da TAP acrescenta apenas que trabalha com vários cenários e projeções sobre a operação futura, mas ainda não há uma decisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Um insulto”. Movimento de Rui Moreira rejeita “TAP regional” financiada por apoios públicos

O PCP já questionou o Governo sobre esta opção. De acordo com o calendário colocado no site, a TAP só irá retomar os voos de Lisboa para o Porto a 18 de maio com três viagens por semana. Há um também um reforço da atual oferta para Açores e Madeira, a partir do dia 18 de maio, com três voos por semana para o Funchal e dois voos semanais para Ponta Delgada e ilha Terceira.